Sociedade

Jardim da Almuinha Grande vence prémio

11 out 2019 00:00

Novo espaço verde de Leiria recebe distinção na categoria Espaços Público, atribuída ontem no decorrer do Salão Imobiliário de Portugal.

jardim-da-almuinha-grande-vence-premio-10764

O Jardim da Almuinha Grande, em Leiria, venceu, esta quinta-feira, o Prémio Melhor Reabilitação Urbana do Salão Imobiliário de Portugal, na categoria Espaços Públicos.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Leiria refere que, segundo a organização, o grupo de trabalho que atribuí os Prémios SIL do Imobiliário 2019 foi “unânime na atribuição do Prémio Reabilitação Urbana na categoria Espaços Públicos" ao Jardim da Almuinha.

A entrega do prémio foi feita ao presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, numa cerimónia no Salão do Imobiliário, que decorreu na FIL – Feira Internacional de Lisboa, Parque das Nações, em Lisboa.

“Este prémio reflecte o trabalho que temos vindo a desenvolver na requalificação do espaço público do concelho. Esta é uma estratégia a que vamos dar continuidade no futuro, no sentido de tornar Leiria um território cada vez mais atractivo, com níveis de qualidade de vida acima da média”, disse o presidente Gonçalo Lopes.

De acordo com aquele comunicado, o presidente da Câmara endereçou um cumprimento especial aos autores do projecto do Jardim da Almuinha, um espaço que em muito contribui para o “reforço da relação afectiva dos leirienses com a sua cidade”.

Aberto ao público desde o dia 22 de Maio, o Jardim da Almuinha Grande foi projectado em co-autoria pelos arquitectos Rui Ribeiro, João Marques-da-Cruz e pelo arquiteto paisagista, Frederico Soares.

O mais recente espaço verde da cidade vai contar com centenas de árvores, um lago e a continuidade de percursos pedestres ao longo do rio Lis, estando garantidas as acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

Os Prémios SIL do Imobiliário são promovidos pela Fundação AIP, com o objectivo de premiar a qualidade e a inovação da actividade nos domínios da promoção imobiliária, do desenvolvimento urbano, das autarquias, das obras públicas, da habitação, do arrendamento, da construção sustentável, da reabilitação urbana e da eficiência energética.