Economia

Italiano Colledani corre em Tóquio com rodas desenvolvidas em Leiria

17 jul 2021 15:03

Tecnologia da Prototype Bycicle Racing Parts vai competir na prova de cross country dos Jogos Olímpicos

italiano-colledani-corre-em-toquio-com-rodas-desenvolvidas-em-leiria
Ricardo Sismeiro é o fundador da Prototype
Ricardo Graça

Os negócios começam assim. Ricardo Sismeiro começou por criar uma loja online, porque não lhe fizeram “15% de desconto numa bicicleta”, mas chegou a um ponto em que começou a usar a formação académica em Engenharia para criar as próprias rodas a partir de Leiria.

Habituado aos karts, onde todas as sensações contam, Ricardo e o amigo Ivo Santos sentiram-se prontos para criar, em 2009, a Prototype Bycicle Racing Parts.

Hoje, o volume de negócios ronda o 1,3 de euros e 71% da produção é destinada à exportação. A aposta, por uma questão de visibilidade e de ensaio do produto em condições extremas, também passou pela alta competição.

De tal forma que terá a responsabilidade de equipar, na prova de cross country olímpico, em Tóquio, o italiano Nadir Colledani, da MMR, uma equipa oficial espanhola de uma fábrica de bicicletas. “É importante, sobretudo pela exclusividade do evento. Uma coisa é um Campeonato do Mundo, onde quem quer ir paga. Nos Jogos Olímpicos já só está a fina-flor.”

Um dos episódios mais felizes da marca foi, de resto, conseguido no mais importante evento desportivo do planeta. Falamos da conquista da medalha de bronze pelo espanhol Carlos Coloma, no Rio de Janeiro, em 2016. Mas a Prototype também já conta com cinco títulos mundiais e outros tantos europeus no currículo.

“Não vivemos dos louros. Para nós, estes resultados apenas nos dizem que estamos no bom caminho. Para nós, o factor primordial é o respeito pelo atleta. Ele sai de casa e não pode ter um problema a meio de um treino que pode ser o último antes de uma prova”, sublinha Ricardo Sismeiro, que revela que o objectivo principal para o italiano é um lugar nos “dez

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ