Sociedade

IPMA coloca sob aviso amarelo 13 distritos do continente devido a chuva forte

31 out 2021 10:45

Alerta prolonga-se até às 21 horas desde domingo no distrito de Leiria

ipma-coloca-sob-aviso-amarelo-13-distritos-do-continente-devido-a-chuva-forte
Mau tempo dos últimos dias prolonga-se pelo menos até à noite deste domingo
Jornal de Leiria
Redacção/Agência Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo 13 distritos de Portugal continental e as ilhas dos Açores devido à previsão de chuva forte.

O aviso de precipitação forte para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra e no arquipélago dos Açores vigora até às 12:00 de hoje, de acordo com a informação publicada no site do IPMA.

Nos distritos de Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre este alerta prolonga-se até às 21 horas de hoje.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave da escala e significa que existem riscos para determinadas atividades.

As previsões do IPMA apontam para hoje no continente céu muito nublado ou encoberto, com chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas regiões Norte e Centro até final da manhã e para o final do dia, e possibilidade de ocorrência de trovoada.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste/sudoeste, por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) nas terras altas, temporariamente com rajadas até 80 km/h, em especial do Norte e Centro.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima no interior Norte e Centro.

As temperaturas máximas hoje deverão oscilar entre os 16ºC na Guarda e os 23ºC em Sagres.

Desde o alerta da Protecção Civil, quinta-feira às 14 horas, até às 8 horas deste domingo, foram registadas 1.659 ocorrências no País, sendo que perto de metade foram quedas de árvore, seguidas de inundações e quedas de estruturas, referiu o comandante José Miranda.

Estas ocorrências foram mais significativas no litoral nomeadamente 225 em Lisboa, 199 em Coimbra, 152 em Leiria, 165 em Aveiro e 151 em Setúbal.