Sociedade

IPMA alerta para agitação marítima na região

6 jan 2023 17:36

Leiria com aviso laranja durante o domingo. Ondas podem atingir os 11 metros

ipma-alerta-para-agitacao-maritima-na-regiao
Protecção Civil aconselha população a ficar longe do mar
Ricardo Graça/Arquivo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso laranja para a agitação marítima em Leiria, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir altura máxima até 11 metros.

O alerta é válido entre as 6 e as 21 horas de domingo, dia 8.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria também informa que, de acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se para as próximas 48 horas um agravamento das condições meteorológicas (chuva, vento e agitação marítima).

Prevê-se precipitação, por vezes forte e persistente, no litoral a norte do Cabo Mondego, sendo o período mais crítico entre as 3 e as 12 horas, com acumulados entre 50 a 70 mm/12h, em especial no Minho, e entre 30 a 50 mm/12h no Douro Litoral, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde nas regiões Norte e Centro (até 30-40 mm/12h).

O vento poderá soprar de sudoeste forte (até 50 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas, com rajadas até 80 km/h, em especial no litoral Norte, rodando gradualmente para oeste a partir da tarde.

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente, garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e não se expor às zonas afectadas pelas cheias.

Aconselha ainda a ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte e não praticar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.