Sociedade

Investimento de 5,8 milhões de euros em três escolas da região

9 fev 2017 00:00

Escolas da Batalha e da Guia também vão ser alvo de intervenções

investimento-de-58-milhoes-de-euros-em-tres-escolas-da-regiao-5884

Nos próximos meses vão arrancar obras em três escolas da região. Ao JORNAL DE LEIRIA, o Ministério da Educação referiu que “tem vindo a trabalhar com vista a efectuar as obras de requalificação necessárias em infra- -estruturas escolares, recorrendo para tal a fundos comunitários e do Orçamento do Estado”.

Paralelamente, “em articulação com as autarquias, foi possível desbloquear os fundos inscritos no Acordo de Parceria Portugal 2020 afectos à requalificação de escolas”. Uma das intervenções vai realizar- -se na Escola Básica e Secundária da Batalha. As obras terão início em Março, estando prevista a sua conclusão em Agosto de 2018.

“O valor global do investimento previsto é de 3.5 milhões de euros, sendo o valor do investimento elegível comparticipado de 2.8 milhões de euros, cujo financiamento é repartido por fundos comunitários em 2.3 milhões de euros do FEDER, Orçamento do Estado (211 mil euros) e Fundos Municipais (211 mil euros)”, explica o Município da Batalha.

Esta obra, “há muito reclamada” pela comunidade educativa, visa requalificar uma escola edificada na década de 80, com inúmeras insuficiências ao nível dos espaços lectivos, laboratórios, zonas de desporto e lazer para os alunos. O projecto centra-se na remodelação e requalificação dos edifícios, recaindo sobre os 11 edifícios.

“Apostando na qualidade dos equipamentos escolares”, o Município de Pombal decidiu constituir-se dono da obra de beneficiação e requalificação da Escola Básica e Secundária da Guia, que representará um investimento superior a 1,8 milhões de euros. Para além da comparticipação do ME (70 mil euros), esta empreitada terá ainda comparticipação doFEDER, que irá financiar 85% do valor, até ao limite de 800 mil euros.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.