Sociedade

Investimento de 30 milhões de euros inclui reposição de diques no Pranto e no Arunca

20 mai 2021 16:09

Campos de arroz do Louriçal têm vindo a ser fustigados com subida do Rio Pranto

investimento-de-30-milhoes-de-euros-inclui-reposicao-de-diques-no-pranto-e-no-arunca
Produtores de arroz do Louriçal, em Pombal, reclamam intervenção da APA
DR
Daniela Franco Sousa

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem uma candidatura aprovada para a Regularização do Rio Pranto (Pombal), que contará com fundos comunitários.

Além disso, o Plano de Acção Mondego Mais Seguro, um investimento de 30 milhões de euros, aprovado em Conselho de Ministros no ano passado, também inclui um conjunto de iniciativas a desenvolver pelo Ministério da Agricultura, entre as quais acções específicas de reposição de diques nos Rios Pranto e Arunca (Pombal) e Rio Velho (Coimbra).

É desta forma que a APA responde ao pedido de esclarecimentos feito pelo JORNAL DE LEIRIA, na sequência de queixas dos produtores de arroz do Louriçal (Pombal), que acusam a Agência de falta de zelo na limpeza das margens do Rio Pranto, com impacto na produção daquele cereal.

A APA responde que “a limpeza das ribeiras afluentes nada tem a ver com o galgamento das margens do Rio Pranto” e que “o transbordo de água do rio para os campos marginais, quando os caudais deste curso de água atingem determinados valores, deve-se às quebradas nas motas de protecção que tiveram lugar durante a cheia de Dezembro de 2019, e que ainda não foram reparadas”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ