Sociedade

Investigadora do IPLeiria recebe cheque de 20 mil euros

4 abr 2019 00:00

Sónia Pereira pertence ao ciTechCare da Escola Superior de Leiria.

investigadora-do-ipleiria-recebe-cheque-de-20-mil-euros-10089

Sónia Pereira, investigadora no Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (ciTechCare) da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Leiria, recebeu um cheque de 20 mil euros, atribuído pela Maratona da Saúde, para desenvolver investigação na área da doença celíaca.

O projectoCeliAct foi escolhido pelo júri da Maratona da Saúde, uma associação sem fins lucrativos com sede no Instituto Gulbenkian de Ciência, entre 30 candidaturas na área das doenças auto-imunes e alergia.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, Sónia Pereira, cujas duas filhas têm doença celíaca, o que a motivou para o estudo, explica que o trabalho visa perceber a razão por que “pessoas que têm toda a genética, incluindo, marcadores de imunidade, para serem doentes celíacos e não desenvolvem a doença”, mesmo continuando a consumir glúten.

“O trabalho que irei desenvolver é perceber o papel da microbiota intestinal, as bactérias e os micro-organismos que existem no intestino, e perceber o impacto que podem ter ou não no desenvolvimento da doença celíaca e na sua perpetuação”, acrescenta, reforçando que pretende encontrar uma explicação científica para tal.

A investigadora revela ainda que, em parceria com a Universidade de Coimbra, vai caracterizar o glúten e “perceber quais são aquelas partículas que podem ser mais imunogénicas e despertar mais o sistema imunitário”.

“Já sabemos que dentro do glúten é a gliadina que está envolvida na doença, pelo que nos vamos focar nesse

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ