Sociedade

Investigador de Ourém dirige Departamento de Doenças Infecciosas e Imunologia da GSK no Reino Unido

12 nov 2023 14:00

Natural do Cercal, Ourém, Carlos Reis está há 21 anos fora de Portugal, mas diz que nunca se sentiu emigrante. Está, há vários anos, ligada à farmacêutica GSK.

investigador-de-ourem-dirige-departamento-de-doencas-infecciosas-e-imunologia-da-gsk-no-reino-unido
Regressar a Portugal não está, para já, nos planos de Carlos Reis
DR
Maria Anabela Silva

As aulas de Biologia no ensino secundário, feito em Ourém, despertaram-lhe a curiosidade pela ciência e o interesse por perceber como funcionam as células. A paixão nunca mais largou Carlos Reis, que, depois de experiências profissionais na Holanda e nos EUA, fixou-se no Reino Unido, onde actualmente é director científico no Departamento de Doenças Infecciosas e Imunologia da multinacional farmacêutica GSK.

“Temos a oportunidade de desenvolver novas medicinas e tratamentos para doenças bacterianas e infecciosas, que melhoram a vida das pessoas. Foi assim com a Covid-19, por exemplo, com o desenvolvimento de anticorpos para tentar salvar doentes”, explica Carlos Reis, que aponta a recente pandemia como uma “grande lição” para a investigação e para as companhias farmacêuticas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ