Sociedade

Investigador de Leiria recebe bolsa da Royal Society

15 nov 2016 00:00

Prémio em Inglaterra para Nuno Faria, que é docente investigador e docente na Universidade de Oxford.

investigador-de-leiria-recebe-bolsa-da-royal-society-5409
Maria Anabela Silva

Professor na Universidade de Oxford, em Inglaterra, Nuno Faria foi recentemente premiado pela Royal Society com uma bolsa Sir Henry Dale, tida como a bolsa mais prestigiada no Reino Unido para jovens investigadores.

Natural de Leiria, o cientista que se tem destacado pelo estudo da disseminação dos vírus HIV e zika viu ser-lhe atribuído um financiamento de 675 mil euros.

Nuno Faria explica que esta verba permitirá estabelecer o seu próprio grupo de investigação em Oxford, durante, pelo menos, cinco anos. O objectivo é desenvolver um projecto que pretende “melhorar a vigilância epidemiológica e molecular de vírus como o zika, HIV e ébola em tempo real”.

“A ignição e propagação rápida de agentes patogénicos virais, como no HIV-1 e, mais recentemente, nos vírus ébola na África Ocidental e no zika nas Américas, demonstram a necessidade de uma melhor compreensão de quando e onde surgem surtos e o que determina a forma como os vírus se espalham nas diferentes escalas geográficas”, frisa o investigador.

Segundo Nuno Faria, “as vigilâncias genéticas incompletas” e “problemas com a actual geração de ferramentas de análise” faz com que seja difícil fornecer “previsões precisas” que permitam “antecipar a propagação da doença”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.