Sociedade

Instituto Educativo do Juncal entre os finalistas de desafio ibérico

15 abr 2024 10:20

Destinado a alunos do ensino secundário e de cursos de formação profissional, The Challenge pretende “transformar os alunos em verdadeiros worldshakers"

instituto-educativo-do-juncal-entre-os-finalistas-de-desafio-iberico
Alunas frequentam o 10.-º ano de Comunicação
IEJ

O projecto Your Vision, do Instituto Educativo do Juncal foi seleccionado para participar do Campus The Challenge by EduCaixa '24, em Barcelona, organizado pela Fundação La Caixa, que decorrerá nos dias 8, 9, 10 e 11 de Maio.

Idealizado por Sofia Fonseca, Rita Luís, Joana Laureano e Leonor Marto, alunas do 10.º ano de Comunicação, o projecto tem como objectivo disponibilizar um acesso mais directo à saúde visual, através de uma plataforma online.

Segundo a informação disponível online, Your Vision é dirigido, em especial, a crianças e jovens em idade escolar, que “enfrentam dificuldades no acesso a consultas oftalmológicas e óculos correctivos, devido a questões económicas”.

Através de uma plataforma online, são disponibilizados “testes de visão simples para triagem inicial, permitindo que os utilizadores identifiquem possíveis problemas visuais”. Também é “possível fazer marcação de consultas oftalmológicas gratuitas em parceria com profissionais qualificados”.

“Para tornar os óculos mais acessíveis, estabelecemos uma parceria para desenvolver um programa de reciclagem e reutilização de óculos usados. Para isso, construímos o Oculão Gigante, um dispositivo de recolha de óculos usados que serve como um ponto de recolha em locais estratégicos, inicialmente instalado em escolas”, refere a descrição do projecto.

Os óculos reciclados ou reutilizados são disponibilizados a preços acessíveis ou gratuitamente para aqueles que necessitam deles, “garantindo que todos tenham acesso a cuidados visuais adequados, independentemente da sua condição financeira”.

Your Vision assenta em cinco princípios básicos: acesso universal à saúde visual, prevenção e diagnóstico precoce, sustentabilidade ambiental, educação e desempenho académico e bem-estar geral.

 

Destinado a alunos do ensino secundário e de cursos de formação profissional, The Challenge pretende “promover talentos e transformar os alunos em verdadeiros worldshakers: jovens comprometidos com os desafios do século XXI”, refere o site da Fundação La Caixa.

Os participantes são desafiados a criar um projecto real e inovador “alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.