Viver

Iniciativa RHI traz olheiros da cultura a Leiria e Alcobaça

21 jun 2022 10:00

Vários programadores internacionais num cartaz que reúne artistas e outros profissionais da cultura, público e empresas

iniciativa-rhi-traz-olheiros-da-cultura-a-leiria-e-alcobaca
Joni Schwalbach, um dos especialistas anunciados pela iniciativa RHI
DR

Palestras, workshops e espectáculos ao vivo integram a iniciativa RHI, que amanhã chega a Alcobaça e Leiria, para juntar artistas e outros profissionais da cultura com o público das artes e as empresas.

Na edição de 2022, entre 17 e 25 de Junho, estão envolvidas 12 cidades portuguesas.

“É já uma espécie de trampolim para palcos internacionais já que estes programadores estão em Portugal como uma espécie de “olheiros da cultura”, em busca de novos talentos para lançar nos seus palcos”, explica Ana Ventura Miranda numa nota de divulgação.

De entre os que intervêm este ano, encontram-se Connie Lopes, directora artística do Festival Back2Black, e Joni Schwalbach, criador do MMM - Mozambique Music Meeting.

As actividades cruzam projectos locais com especialistas portugueses e estrangeiros, incluindo os programadores internacionais que vêm descobrir novos talentos.

Em Leiria, o museu m|i|mo recebe quarta-feira, 22 de Junho, pelas 15 horas, o workshop “Como fazer um pitch de sucesso”.

O programa de Leiria prossegue quinta e sexta-feira (23 e 24 de Junho) com palestras, espectáculos ao vivo e outro workshop.

No Museu de Leiria, quinta-feira, decorrem as palestras “Portugal é Culturalmente Empreendedor” e O mercado cultural internacional pela voz de alguns dos mais renomados programadores”.

Ainda na quinta-feira, mas no Teatro José Lúcio da Silva, ao final da tarde, estão previstos espectáculos de Lost Lake, Inês Apenas, EN1 e Manipulartes, todos projectos locais.

Sexta-feira, a iniciativa RHI regressa ao m|i|mo para um workshop sobre financiamento público pela Direcção-Geral das Artes.

A agenda em Alcobaça concentra-se no dia de amanhã, 22 de Junho, depois das 10 horas.

Na biblioteca municipal, está previsto o workshop “Como fazer um pitch de sucesso” e as palestras “Como produzir para cultura e turismo” e “O mercado cultural internacional pela voz de alguns dos mais renomados programadores”, com foco na Ásia, África e Brasil.

Estão ainda anunciados showcases de Henrique Seira, Mad Flirt e AP The Rapper.

Na Associação para o desenvolvimento Sócio-cultural da Benedita, decorre um workshop de dança.

A iniciativa RHI é organizada pelo Arte Institute, organismo criado em 2011, em Nova Iorque, por Ana Ventura Miranda, com o objectivo de internacionalizar a arte e a cultura portuguesa contemporânea.