Viver

Iniciada a construção do Pavilhão Mozart, no Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens

13 jul 2020 16:04

Obras começaram hoje, dia 13 de Julho

iniciada-a-construcao-do-pavilhao-mozart-no-estabelecimento-prisional-de-leiria-jovens
Trabalhos têm como objectivo a criação de um centro de artes
SAMP

Esta segunda-feira, dia 13 de Julho, começaram os trabalhos de construção do Pavilhão Mozart, no Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens (EPL-J)., espaço que se pretende que seja um Centro de Artes Performativas dentro dos muros da prisão, com espectáculos permanentes que estarão abertos aos jovens reclusos intramuros (dentro do estabelecimento), mas também à própria comunidade.

Desde 2014, que o EPL-J recebe o Ópera na Prisão, uma iniciativa da SAMP tem como principal missão baixar os níveis de reincidência criminal de jovens reclusos e ajudar na sua reintegração social, através do trabalho nas artes.

Em nota, a SAMP explica que se “pretende, também, promover a inclusão social destes jovens através da participação no processo de criação artística com artistas profissionais e, sempre que possível, em conjunto com os seus familiares e amigos.”

Assim, o espaço físico do Pavilhão Mozart terá como finalidade acolher um Centro de Artes Performativas, que este funcione como sala de espectáculos da cidade de Leiria  e que resulte “num forte impacto intramuros, com resultados na mudança de comportamentos, bem como fora da prisão relativamente à família, aos amigos, aos agentes culturais, à comunidade e a todos os que fazem parte do projecto”. 

Com a concretização deste novo espaço, pretende-se incentivar os reclusos a investir na criação de uma estrutura duradoura e criar um centro artístico comunitário permanente que perdure mesmo após o fim dos apoios até à data (inicialmente com o apoio do Programa PARTIS II da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Caixa Agrícola de Leiria, Portugal Inovação Social, e mais recentemente, com a nova fase do projeto e o financiamento do Horizonte 2020) através da recuperação de um dos pavilhões do terreno do EPL-J. 

O pavilhão será um espaço dinamizado e gerido pelos próprios reclusos, pensado para vir a ser um centro cultural para a região de Leiria, pronto para acolher todas as iniciativas de companhias e entidades do domínio das artes e da reintegração social dispostas a desenvolver projetos artísticos com estes jovens, e com todos aqueles que desejarem participar. 

“A ideia é que possam, no futuro, conhecer e validar outras áreas artísticas e performativas além das que têm sido trabalhadas ao longo deste projecto. 

O novo projecto SAMP TRACTION - Ópera na Prisão vem acrescentar valor ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos no projeto Ópera na Prisão, e apresentar o Pavilhão Mozart com um valor acrescido. 

O TRACTION acrescenta-lhe uma componente tecnológica de realidade virtual aumentada e 360º, potenciando a concretização de outros sonhos em torno da ópera, do teatro musical e da dança, no sentido em que liga as dimensões social, humana, criativa, comunitária e tecnológica, com o objetivo final de melhorar as vidas das famílias e dos reclusos.

O Pavilhão Mozart tem como parceiros e financiadores: Portugal Inovação Social, Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Caixa Agrícola de Leiria, Câmara Municipal de Leiria, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre vários outros parceiros artísticos e amigos.