Saúde

Infecções respiratórias empurram urgências hospitalares para o caos

17 nov 2022 09:43

A afluência aos serviços de urgência Geral e Pediátrica do Hospital de Santo André, em Leiria, tem provocado um aumento nos tempos de espera e dificulta a resposta atempada a todas as situações.

infeccoes-respiratorias-empurram-urgencias-hospitalares-para-o-caos
Os serviços de urgência Pediátrica e Geral do Hospital de Santo André têm registado uma média superior a 170 pessoas diárias nos últimos dias
Ricardo Graça

O tempo de espera para primeiro atendimento nas urgências hospitalares portuguesas ultrapassa, muitas vezes, as 12 horas. Em Leiria a situação não é diferente e chega a ser dramática, assumem as responsáveis pelos serviços de urgência Geral e Pediátrica do Centro Hospitalar de Leiria, que apelam à colaboração da população para que opte pelo atendimento em hospital só quando a situação for realmente urgente.

As infecções respiratórias têm ajudado a contribuir para o caos que se vive nas urgências. Apesar de típicas da época, estas patologias estão a chegar mais cedo. Bronquiolites, pneumonia vírica, vírus sincicial respiratório, gripe e outros vírus respiratórios têm sido as principais razões da afluência à urgência pediátrica.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ