Economia

Indústria têxtil e de vestuário vive início de 2023 com quebra no negócio

4 mai 2023 11:30

Redução das margens de lucro, dificuldades na contratação de trabalhadores, dificuldades de tesouraria e preços elevados da energia são alguns dos problemas identificados

industria-textil-e-de-vestuario-vive-inicio-de-2023-com-quebra-no-negocio
Redução do poder de compra das famílias tem tido impacto no sector
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Um inquérito da Associação e Vestuário de Portugal indica que, a nível nacional, o sector está a viver uma situação “preocupante”, com mais de metade das empresas a admitir uma redução da produção até 30% no primeiro trimestre, perspectivando que a realidade se mantenha até Junho.

Na região de Leiria, empresas ouvidas pelo nosso jornal também falam de quebras.

Segundo o inquérito da associação, citado no Dinheiro Vivo, a descida de encomendas na indústria têxtil e do vestuário é visível nos resultados das exportações, que caíram 3% em valor e 12% em quantidade no mês de Fevereiro.

Os inquiridos referem falta ou redução de encomendas, redução das margens de lucro, dificuldades na contratação de trabalhadores, dificuldades de tesouraria e preços elevados da energia. Mário Jorge Machado, presidente da associação, diz que o sector vai precisar de moratórias e o regresso do lay-off simplificado.

A Betina Têxteis, de Leiria, desenvolve artigos para o lar

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ