Economia

Indústria aeronáutica faz descolar empresas da região

27 abr 2023 09:00

O sector é fechado, exigente em termos de competências e de investimento, mas já existem algumas empresas da região que se aventuram nesta área de negócio

industria-aeronautica-faz-descolar-empresas-da-regiao
Depois do AR5, Tekever prepara-se para fabricar AXR, um dos maiores drones do mundo
DR
Daniela Franco Sousa

Não é um sector propriamente fácil de penetrar e é também um domínio exigente em termos técnicos e de investimento. Contudo, existem já algumas empresas do distrito de Leiria que começam a posicionar-se no sector da aeronáutica. Desenvolvem drones, fabricam moldes, fornecem sistemas de segurança contra incêndios e concebem arrojados protótipos para aviões do futuro.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2021 existiam em Portugal 41 fabricantes de aeronaves, de veículos espaciais e equipamentos relacionados, que geraram quase 138 milhões de euros, ou seja, mais 14 empresas do que cinco anos antes.

No distrito de Leiria, embora os dados do INE apontem, até 2021, para uma actividade incipiente nesta matéria, mais recentemente têm vindo a público projectos consideráveis, desta natureza, desenvolvidos por entidades da região. Um dos mais mediáticos pertence à Tekever, com instalações em Caldas da Rainha, que se prepara para fabricar um dos maiores aviões não

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ