Sociedade

Inclusão e acessibilidade em análise no IPLeiria

4 dez 2015 00:00

Encontro promove partilha de boas práticas

A terceira edição da Conferência Internacional para a Inclusão – INCLUDiT III, que se realiza esta sexta, dia 4, e sábado, dia 5, na Escola Superior de Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), vai analisar temáticas relacionadas com a inclusão e acessibilidade.

Dezenas de especialistas, investigadores, empreendedores e artistas nacionais e estrangeiros vão estar no evento, que juntará cerca de 150 participantes e que procurará estimular o diálogo de investigadores de vários domínios do saber e a partilha de boas práticas com uma abordagem multidisciplinar.

Artes e cultura, ciências sociais e humanas, comunicação, educação, saúde e bem-estar, legislação e regulamentação, tecnologias, património e turismo, entre outras, são algumas  O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) promove, hoje, dia 3, uma Feira do Emprego, no campus 2, em Leiria.

A iniciativa conta com mais de 25 empresas e instituições com cerca de 500 ofertas de emprego e/ou estágio profissional, dirigido aos diplomados das diferentes áreas ministradas pelo IPLeiria.

O evento é organizado pela Bolsa de Emprego da Instituição, em colaboração com as cinco escolas e restantes serviços do IPLeiria. A Feira do Emprego conta com espaços para recrutamento e entrevistas, e com um laboratório de currículos, que presta apoio aos participantes para a melhoria do currículo. das áreas temáticas em destaque, numa organização do Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Acção (iACT) do IPLeiria.

“O tema da inclusão é interdisciplinar e assume cada vez mais formas de investigação. O programa desta terceira edição inclui, ainda, a realização de workshops para uma formação mais prática de algumas temáticas inovadoras”, salienta a organização da INCLUDiT. A representação de um teatro visual intitulado Um ciclo em círculo, protagonizado pelo grupo de teatro Corpus, e a antestreia do filme Todos, realizado pela Accorde Filmes encerrará o primeiro dia da conferência.

No dia 5 de Dezembro, os participantes são convidados a assistir à VI Gala da Inclusão, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria