Sociedade

Incêndios de Pombal e Ourém queimaram mais de 3500 hectares

11 jul 2022 15:35

Até às 12 horas de hoje foram registados 30 fogos, “não havendo nenhum significativo activo”, no território nacional

incendios-de-pombal-e-ourem-queimaram-mais-de-3500-hectares
As previsões indicam agravamento das condições meteorológicas com aumento das temperaturas para valores superiores a 40 graus nos próximos dias
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

Os fogos que, nos últimos dias, atingiram Ourém e Pombal queimaram uma área estimada de 3549 hectares, sensivelmente o mesmo número de campos de futebol, revelou hoje o comandante nacional da Protecção Civil.

De acordo com André Fernandes, o fogo que começou na quinta-feira à tarde no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, e que alastrou a Alvaiázere (Leiria) e Ferreira do Zêzere tem uma área ardida estimada de 2.984 hectares.

Já o fogo que começou na sexta-feira em Vale da Pia, no concelho de Pombal, e que se estendeu a Ansião, distrito de Leiria, queimou 565 hectares, segundo a estimativa da Protecção Civil.

Até às 12 horas de hoje foram registados 30 fogos, “não havendo nenhum significativo activo”, invertendo-se “a tendência de subida de ignições” dos últimos dias.

Aqueles incêndios foram dominados, mas, no local, ainda está um largo número de operacionais para estabilizar o perímetro dos incêndios.

André Fernandes salientou que, apesar da situação de alguma acalmia, a possibilidade de reactivação é muito grande nos casos de incêndios com grandes áreas afectadas e com perímetros muito longos e, por isso, os dispositivos vão manter-se no local.

A partir da tarde de hoje e durante os próximos quatro dias, as previsões indicam agravamento das condições meteorológicas com aumento das temperaturas para valores superiores a 40 graus.

“Tudo faremos para que nenhuma reactivação saia do perímetro, mas estas reactivações podem ser violentas e alguma coisa pode correr menos bem”, salientou.

O responsável alertou que a população civil deve afastar-se das zonas atingidas por incêndios, garantir a sua própria segurança e, “acima de tudo”, não usar o fogo em espaços rurais, nem de maquinaria, além de colaborar com as autoridades em caso de evacuações preventiva.

Em 2021, registaram-se 8.223 incêndios rurais, menos 54% do que a média dos dez anos anteriores, e a área ardida totalizou 28.415 hectares (ha), inferior em 78% à média no decénio 2010-2020, segundo o relatório da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).