Sociedade

Incêndios de Pombal e Ourém ainda activos, Maceira em vigilância

9 jul 2022 08:29

Mais de 900 operacionais continuam no terreno, ao início da manhã, nas ocorrências de Pombal, Maceira e Ourém

incendios-de-pombal-e-ourem-ainda-activos-maceira-em-vigilancia
Incêndio da Maceira, ontem à tarde
Ricardo Graça

O incêndio de Vale da Pia, Pombal, era o único incêndio activo, pelas 8 horas de hoje, no distrito de Leiria, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

Com algumas zonas já em rescaldo e operações a decorrer favoravelmente, segundo explicou fonte do CDOS ao JORNAL DE LEIRIA, mobilizava o maior número de meios no distrito de Leiria ao início da manhã: 78 meios terrestres e 264 operacionais.

O alerta foi dado na sexta-feira, 8 de Julho, pelas 14:50 horas.

Já o incêndio da Maceira, Leiria, que chegou a aproximar-se da localidade de Pocariça, está em fase de vigilância e mobiliza agora 19 meios terrestres e 52 operacionais, ainda segundo o CDOS.

O fogo deflagrou às 14:41 horas de ontem, na localidade de Telheiro.

Três bombeiros ficaram feridos na sequência do despiste da viatura onde seguiam para combater o incêndio. O acidente ocorreu no Itinerário Complementar 2, na Azoia, onde a viatura, dos Bombeiros Voluntários de Leiria, tombou lateralmente, na sexta-feira, 8 de Julho.

No distrito de Santarém, o incêndio da Cumeada mantém uma frente activa que os bombeiros estão a procurar fechar com o apoio de máquinas de rasto, referiu o CDOS de Santarém ao JORNAL DE LEIRIA, esta manhã.

A ocorrência inclui ainda alguns pontos quentes ao longo de todo o perímetro, que é grande, e é esperada a entrada ao serviço de meios áereos.

Estão no terreno 187 meios terrestres e 599 operacionais.

O alerta, na localidade de Cumeada, chegou às autoridades pelas 16:37 horas de quinta-feira. E desde então registaram-se mais de uma dezena de feridos ligeiros, quase todos agentes da protecção civil, com situações relacionadas com exaustão e inalação de fumos.

Entrentanto, segundo a agência Lusa, que cita o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o incêndio que deflagrou na tarde de quinta-feira na localidade de Cercal, também no concelho de Ourém, foi dominado pelas duas horas de hoje.