Sociedade

Incêndios: “Ardeu-me tudo. É triste”

14 jul 2022 10:42

Em Louriceiras de Santo António, Ansião, o fogo entrou na aldeia e agora avaliam-se os prejuízos

Louriceiras Santo António, Ansião
Louriceiras Santo António, Ansião
Cláudio Garcia
Louriceiras Santo António, Ansião
Louriceiras Santo António, Ansião
Cláudio Garcia
Louriceiras Santo António, Ansião
Louriceiras Santo António, Ansião
Cláudio Garcia
 
Louriceiras de Santo António, no concelho de Ansião, amanheceu esta quinta-feira entre fumo e cinzas, após horas muito difíceis, com o fogo a ameaçar casas, pessoas e bens.
 
“Tinha mais de 50 metros de altura”, conta Alice Carrasqueira, que, com a ajuda de familiares e vizinhos, conseguiu defender a habitação, onde as chamas chegaram.

“Tinha ali fardos, tinha ali 25 sacos de farinha, tinha ali betoneiras, tinha ali tanta coisa, nem é bom falar”, aponta. “Um carro, ali adiante, isto é tudo meu. Está tudo ardido, tudo”.
 
Também várias motas ficaram danificadas. Praticamente sem apoio dos bombeiros, precisaram de recorrer à água de uma pequena piscina para
enfrentarem o incêndio. E Alice Carrasqueira chegou a ser retirada, durante algumas horas, pela GNR, para um ponto mais seguro da aldeia.

Esta manhã, em Louriceiras de Santo António, os moradores faziam contas aos estragos e continuavam com tarefas destinadas a protegerem-se de possíveis reacendimentos.

Logo ao lado, da mesma família, Ermelinda Carrasqueira mostrava um barracão totalmente destruído.
 
“Tractor, rachador, corta-mato, pneus novos que tinha aqui guardados, máquinas, o que estava aqui ardeu tudo. E os animais”, descreve.

“E sem bombeiros, sem ninguém. Um cunhado meu é que me acudiu, mais um vizinho, com mangueiras, baldes, a apagar com os pés, se não, tinha ido para a casa”, acrescenta.

Faltou electricidade, faltou água. “Eu tinha água no poço, não tinha luz, não podia tirar água”. Salvou-se o cão, apenas. “Tenho uns cinco ou seis terrenos, ardeu-me tudo. Não vou ter uma gotinha de azeite nem lenha para me aquecer no Inverno. É triste”, lamenta.

Também perto, uma serração foi atingida. Esta quinta-feira, o concelho de Ansião continua a ser fustigado pelas chamas.