Sociedade

Incêndio na Crisal: Empresa garante que “a situação está controlada”

30 out 2023 18:43

Foco de incêndio deflagrou esta manhã num dos fornos da empresa da Marinha Grande que estava a ser intervencionado. Não houve feridos.

incendio-na-crisal-empresa-garante-que-a-situacao-esta-controlada
Empresa de cristalaria registou um foco de incêndio esta manhã
Jornal de Leiria/Arquivo

O incêndio que deflagrou, esta manhã, num forno da Crisal, na Marinha Grande, não provocou feridos e a “situação está controlada”, adianta a empresa, em comunicado.

Na nota de imprensa enviada ao JORNAL DE LEIRIA, a Crisal explica que “o Forno 1 estava a ser intervencionado por uma equipa especializada externa, que procedia ao revestimento a frio, tendo durante essa fase ocorrido uma fuga de vidro numa das paredes laterais”.

A fuga foi imediatamente controlada pelas nossas Brigadas de Primeira Intervenção, que já se encontravam no local como prevenção, face aos riscos que este tipo de operação comporta”, acrescenta o comunicado, no qual a empresa garante que a “situação está controlada, sem nenhum incidente ao nível da segurança dos colaboradores e equipas envolvidas”.

A empresa esclarece ainda que, por forma a garantir a quantidade de água e recursos necessários à operação, “houve necessidade de solicitar o apoio dos Bombeiros da Marinha Grande, Leiria e Maceira”, tendo sido activado o Plano de Emergência Interno da Crisal “adequado ao risco que se verificou”.

Em junho de 2022, com a aquisição da Crisal pelo grupo Anders Invest, foi tomada a decisão da substituição do Forno 1 por um novo forno Oxy-Híbrido, o que irá acontecer já em 2024. Face à tecnologia deste novo forno, a Crisal irá melhorar a sua eficiência energética, reduzindo também as emissões de CO₂ [dióxido de carbono]”, acrescenta a nota de imprensa.

Com este investimento, a Anders Invest “pretende transformar o Grupo Leerdam Crisal Glass (LCGlass), do qual a Crisal faz parte, no produtor de vidro de mesa mais sustentável da Europa”, acrescenta a empresa.

O alerta para o fogo foi dado pela 10:24 horas. No local, estiveram os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, de Leiria e da Maceira e a PSP, num total de 26 operacionais e dez veículos.