Sociedade

Imamat Ismaili vai doar 100 mil euros para Mata de Leiria

24 nov 2017 00:00

Verba deverá permitir plantação de 156 mil árvores entre Janeiro e Março

imamat-ismaili-vai-doar-100-mil-euros-para-mata-de-leiria-7644

O Imamat Ismaili, instituição liderada pelo príncipe Aga Khan, anunciou ontem, dia 24, que vai oferecer 100 mil euros para a rearborização da Mata Nacional de Leiria, uma das zonas mais afectadas pelos incêndios de Outubro.

“A disponibilização de cerca de 100 mil euros deverá permitir a limpeza de uma área de 75 hectares, situada na zona norte da Mata Nacional de Leiria, e a posterior plantação de cerca de 156 mil árvores”, devendo o processo decorrer entre Janeiro e Março do próximo ano, refere a instituição na nota enviada à agência Lusa.

Este projecto de rearborização “foi organizado em colaboração com o Ministério da Agricultura, que irá agora concretizá-lo através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entidade responsável por identificar a área que será abrangida pelo mesmo, devendo a totalidade do processo decorrer entre Janeiro e Março do próximo ano”.

Em Junho já tinha sido doado meio milhão de euros para apoiar as vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande, verba que, segundo o comunicado, “já foi distribuída na sua quase totalidade”, em forma de bolsas de estudo, no valor de 500 euros cada, a crianças e jovens da região, “tentando dessa forma minorar os efeitos da tragédia na região”.

Aga Khan é líder espiritual (Imam) dos Muçulmanos Shia Ismaili, uma comunidade internacional presente em 25 países, e também fundador e presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), uma das maiores agências privadas de desenvolvimento. A Fundação Aga Khan, uma das agências da AKDN, opera em Portugal há mais de 30 anos.