Sociedade

Imagem de Nossa Senhora vai percorrer Ucrânia em peregrinação

27 out 2022 15:00

Igreja greco-católica de Lviv está a preparar uma peregrinação nacional da Virgem Peregrina de Fátima pelo país.

Comitiva ucraniana levou imagem oferecida pelo Santuário, que foi benzida em Maio
Comitiva ucraniana levou imagem oferecida pelo Santuário, que foi benzida em Maio
Santuário de Fátima

A Igreja greco-católica de Lviv está a preparar uma peregrinação nacional da Virgem Peregrina de Fátima na Ucrânia. Segundo o Santuário de Fátima, que ofereceu a imagem, esta irá deslocar-se “a todas as zonas onde existir segurança”.

O anúncio da iniciativa foi feito esta quarta-feira, após a devolução ao Santuário da imagem nº 13 da Virgem Peregrina de Fátima, que se encontrava, desde Março, na Ucrânia, onde percorreu 15 lugares.

De regresso ao país, a comitiva ucraniana levará imagem benzida no final da Peregrinação Internacional de Maio, oferecida ao arcebispado de Lviv e que ficará permanentemente na Ucrânia.

“Continuaremos a rezar por vós. Quero que saibam que não estão sozinhos!” disse o reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, que agradeceu o “empenho na difusão, aprofundamento e expansão” da mensagem de Fátima naquele país.

“Agora que a escultura de Nossa Senhora de Fátima é ucraniana vamos procurar que ela percorra o país”, declarou, por sua vez o padre Vasyl Bilash, um dos responsáveis pela peregrinação em Lviv, citado por um comunicado do santuário.

No encontro com o reitor, o sacerdote ucraniano, que se acompanhado de 9 leigos e dois dois padres seus conterrâneos, recordou com emoção a peregrinação da imagem de Fátima nos últimos sete meses.

“Foi um sinal de esperança que chegou à Ucrânia. Milhares de pessoas rezaram diante desta imagem e muitas, que estavam assustadas e tinham já desistido da vida diante da guerra e das perdas que sofreram, voltaram a acreditar que será possível vencer a guerra e libertar a Ucrânia da ocupação russa”, disse o sacerdote.

O reitor, padre Carlos Cabecinhas, que recebeu a comitiva ucraniana que se encontra em Fátima a participar na Assembleia do Apostolado Mundial de Fátima, lembrou a oração “permanente e diária” que se tem feito no Santuário desde que a guerra eclodiu e prometeu “comunhão e união” com a Ucrânia.

Depois de uma troca de presentes e de um cântico ucraniano a simbolizar o “adeus com a promessa de novos e frutuosos encontros”, foram tomadas todas as diligências para que a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima oferecida ao arcebispado de Lviv, e benzida no final da Peregrinação Internacional de Maio, seguisse viagem para a Ucrânia, a onde ficará permanentemente.