Sociedade

Humberto Marques também se demite da distrital do PSD

3 ago 2019 00:00

Presidente da Câmara e da concelhia de Óbidos acusa Rui Rio de "arrogância" e "desconsideração" pelo distrito.

humberto-marques-tambem-se-demite-da-distrital-do-psd-10555
Maria Anabela Silva

Há mais uma baixa na Comissão Política Distrital (CPD) do PSD de Leiria, em consequência do processo de elaboração das listas de candidatos a deputados. Depois do líder da estrutura e do vogal Paulo Batista Santos, é a vez de Humberto Marques, presidente da Câmara e da concelhia de Óbidos, apresentar a sua demissão do cargo de vogal, acusando Rui Rio de "arrogância" e "desconsideração" pelo distrito.

No pedido de demissão que enviou ao presidente da Mesa da Assembleia Distrital do PSD, ao qual o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, Humberto Marques confessa "incompreensão" pela "imposição pelo líder nacional do PSD de cerca de 50% dos candidatos em lugares elegíveis" no circulo eleitoral de Leiria, "sendo o único caso a nível nacional, só porque sim".

O até agora vogal da CPD diz, por isso, que se demite pela "desconsideração e a arrogância de um líder nacional, por um distrito que em muito tem contribuído nas últimas décadas para a alegria de militantes e simpatizantes do PSD".

Humberto Marques explica ainda a sua saída da distrital pela "necessidade de dar um sinal político ao actual e futuros líderes do PSD nacional que a construção e crescimento de um partido se faz como qualquer outro processo, com inclusão e, sobretudo, sabendo respeitar as bases do partido"

Frisando que não foi nem teve "qualquer motivação para ser candidato a candidato a deputado", o social-democrata ressalva ainda que "nada" o move contra quem integra a lista por Leiria, mas sim "a forma como o líder nacional conduziu o processo". Manifesta, contudo, "motivação para ajudar a construir o PSD que Sá Carneiro protagonizou e que seguramente não será desta forma".

Ainda antes de conhecidas as demissões de Paulo Batista Santos e de Humberto Marques, a CPD emitiu, na quinta-feira, um comunicado, referindo estar "solidária com o seu presidente e com a a sua tomada de posição" de se demitir, quer da liderança da distrital quer do cargo de vogal da nacional do partido.

Naquela nota de imprens, a CPD explica que a lista que propôs à nacional tinha em conta "factores como a competência, equidade territorial com representação geográfica e os equilíbrios necessários à composição de uma lista para as próximas eleições".

"Não entendeu a Comissão Política Nacional do PSD que esta fosse a melhor opção tendo condicionado a mesma com duas indicações: a cabeça de lista Margarida Balseiro Lopes, com a qual já mostrámos a nossa total satisfação, e a do secretário geral dos TSD, classificado pelo secretário-geral do partido como o 'único pára-quedista do País'

No comunicado, a CPD sublinha ainda "os seus intentos de ganhar as próximas eleições legislativas no distrito de Leiria" e "exalta os seus candidatos e militantes a vir a terreno para defender os leirienses", prometendo que "tudo fará para apresentar as melhores soluções para o reforço e coesão do distrito de Leiria".