Sociedade
Hospital recebeu 32 pessoas com vómitos e diarreia. Casos estarão todos relacionados com mar na Nazaré (Actualizada)
Praia da Nazaré encontra-se interditada a banhos após "escorrência anómala, acompanhada de maus odores"

Entre as unidades de Alcobaça e de Leiria, o Centro Hospitalar de Leiria tinha recebido, até às 17:00 horas desta sexta-feira, 32 pessoas (17 adultos e 15 crianças), com vómitos e diarreia, situações que estarão relacionadas com o contacto com o mar na Praia da Nazaré.
Ao JL, o Centro Hospitalar de Leiria explicou que se trataram, na maioria, de situações ligeiras, embora um dos doentes ainda se mantenha sob observação. Os utentes foram atentidos nas urgências dos hospitais de Alcobaça e Leiria e na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Nazaré.
Recorde-se que, ao fim da manhã de hoje, o Município da Nazaré emitiu uma nota de imprensa onde informou que a Praia da Nazaré se encontra interditada a banhos.
A autarquia explica que uma ocorrência técnica registada recentemente no sistema pluvial originou "uma ocorrência anómala, acompanhada de maus odores junto à linha de costa".
Refere que "a situação foi facilmente divulgada e, e durante o dia de ontem [31 de Julho], já se encontrou técnicos resolvidos pelos serviços competentes. O local foi inspeccionado e encontrou-se, neste momento, sem sinais visíveis de escorrência ou maus cheiros. No sentido de garantir a qualidade da água e a segurança da população, foram realizadas análises laboratoriais na saída do pluvial por parte de uma entidade acreditada, cujos resultados aguardamos com a maior brevidade possível. Estes serão partilhados publicamente assim que disponíveis".
“Por precaução, e até à recepção dos resultados das análises à qualidade da água, e por decisão das autoridades competentes, a praia encontra-se interditada a banhos”, prossegue a autarquia.
A Câmara Municipal da Nazaré garante que continua a acompanhar a situação de perto, com monitorização reforçada e vigilância frequente no local, de modo a prevenir qualquer reincidência.
“Reiteramos o nosso compromisso com a saúde pública, a qualidade ambiental e a segurança dos utilizadores da nossa praia, reconhecidos com distinções como a Bandeira Azul, e reforçamos o apelo à serenidade e confiança na actuação dos serviços municipais e das entidades competentes”, nota ainda.
Actualizada às 18:02 horas, com o número de utentes assistidos nas urgências hospitalares