Saúde

Hospital e Associação de Pneumologia de Leiria organizam as Jornadas de Patologia Respiratória

22 out 2022 14:03

Iniciativa decorre no dia 28 de Outubro, no Hotel Villa Batalha

hospital-e-associacao-de-pneumologia-de-leiria-organizam-as-jornadas-de-patologia-respiratoria
O serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar é considero um dos melhores do país
Ricardo Graça/Arquivo

O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e a Associação de Pneumologia de Leiria organizam a terceira edição das Jornadas de Patologia Respiratória de Leiria, no próximo dia 28 de Outubro, no Hotel Villa Batalha.

Os dois primeiros painéis de discussão vão abordar os temas Quando referenciar?, que irá falar sobre questões relacionadas com o pós-Covid e vigilância de nódulos pulmonares, e Patologia obstrutiva, com destaque para a rinite, a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica.

Pelas 11:30 horas, terá lugar o debate de Hot Topics, nomeadamente a vacinação como prevenção da infecção respiratória e a patologia respiratória do sono.

No período da tarde, a partir das 14:30, realizam-se dois workshops em simultâneo sobre Terapêutica Inalada e Provas de Função Respiratória.

"As jornadas contarão com a intervenção de profissionais do Serviço de Pneumologia do CHL, bem como com a participação do professor Filipe Froes, pneumologista no Hospital Pulido Valente, consultor da Direcção-Geral de Saúde e membro do Conselho Nacional de Saúde Pública, cuja palestra incidirá sobre as actualizações na prevenção de intercorrências infeciosas no doente respiratório crónico", destaca Ângela Cunha, médica e porta-voz da comissão organizadora do evento, citada numa nota de imprensa.

Segundo a responsável, a comissão deseja que o "programa possibilite uma discussão próxima e profícua de temas da Pneumologia, e assim permita responder a alguns dos desafios quotidianos dos profissionais de saúde".

Para mais informações e inscrições sobre as Jornadas, os interessados deverão enviar um e-mail para: jornadaspneumologialeiria@gmail.com