Saúde

Hospital de Santo André com novo espaço para consultas de Psiquiatria na Consulta Externa

24 ago 2021 12:47

Utentes vão poder usar o antigo espaço da consulta pediátrica que foi reformulado e adaptado

hospital-de-santo-andre-com-novo-espaco-para-consultas-de-psiquiatria-na-consulta-externa
Novas instalações abrem no dia 30 deste mês
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) voltará a realizar as consultas de Psiquiatria na Consulta Externa do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, a partir de 30 de Agosto.

Após uma reformulação, o sector 2, que estava ocupado pelas consultas de Pediatria, entretanto transferidas para a nova Unidade de Ambulatório do Serviço de Pediatria, no piso 1 da torre poente do HSA, passará a acolher as consultas do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (SPSM).

Recorde-se que, desde Setembro de 2019 e até agora, estas consultas funcionavam numa das áreas do edifício científico-pedagógico do campus 5 do Politécnico de Leiria, através de um acordo de utilização entre as duas entidades, que agora termina.

Em comunicado, Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, reitera a cooperação e colaboração do Politécnico de Leiria com esta cedência temporária de espaço.

"Esta foi uma solução provisória encontrada em conjunto e com o apoio do Politécnico, que nos permitiu iniciar algumas intervenções de expansão da Consulta Externa do HSA. Há dois anos a escolha da especialidade de Psiquiatria para esta mudança deveu-se ao facto de não necessitar de equipamentos diferenciados, técnicas especiais ou apoio direto de outras especialidades no ambiente de consulta, o que tornou o processo mais simples, quer na adequação ao espaço, quer para o conforto dos utentes."

A reformulação do novo espaço de consulta do SPSM contou com um investimento de cerca de 19.600 euros.

Foram executados trabalhos de recuperação das paredes existentes, com nova pintura nos corredores e sala de espera, e uma das salas de tratamento foi dividida com porta de fole de correr, o que permite dispor de dois gabinetes independentes ou utilizar como um único compartimento.

Cláudio Laureano, director do SPSM do CHL, sublinha as mais-valias do reformulado sector 2. "ais espaço, mais gabinetes e maior proximidade às diversas dinâmicas hospitalares são alguns dos aspectos positivos das novas instalações, acrescentando-se ainda a intenção de manter uma das inovações mais positivas que a estadia no Politécnico de Leiria trouxe para os utentes: um secretariado de admissão mais personalizado."

O Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL disponibiliza anualmente cerca de 25 mil consultas médicas e de enfermagem, que se realizam de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e da tarde, com 13 médicos especialistas em Psiquiatria e dois psicólogos.