Saúde

Hospital de Leiria fecha urgência de Ginecologia e Obstetrícia até segunda-feira

2 nov 2023 10:40

Em situações urgentes, o CHL recomenda que as utentes se dirijam às maternidades Dr. Bissaya Barreto ou Dr. Daniel de Matos, ambas em Coimbra.

hospital-de-leiria-fecha-urgencia-de-ginecologia-e-obstetricia-ate-segunda-feira
Encerramento da urgência ginecológica e obstétrica começou às 9 horas desta quinta-feira
Ricardo Graça

A Urgência Ginecológica/Obstétrica e o bloco de partos do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) estão encerrados até às 9 horas de segunda-feira, pelo que as grávidas em situações urgentes devem dirigir-se às maternidades de Coimbra.

Num comunicado publicado na sua página na rede social Facebook, o CHL justifica o fecho, que vigora desde as 9 horas de hoje, quinta-feira, com a falta de médicos para assegurar o serviço de urgências.

Na mesma nota, a instituição aconselha as grávidas ou utentes com problemas urgentes do foro ginecológico a contactarem a Linha SNS 24 (808242424), que “poderá dar todo o apoio especializado e encaminhamento para a unidade de saúde mais apropriada”. Em situações urgentes, "poderão dirigir-se à Maternidade Dr. Bissaya Barreto ou à Maternidade Dr. Daniel de Matos”, ambas em Coimbra.

O CHL esclarece ainda que, “apesar dos constrangimentos anunciados e da necessidade de adaptar a sua capacidade de resposta na urgência de Ginecologia/Obstetrícia e bloco de partos entre os dias 2 e 6 de Novembro”, continua a estar garantida “toda a actividade assistencial e programada. Pelo que o acompanhamento e os cuidados prestados às grávidas e utentes na área da Ginecologia, no âmbito da consulta externa, “não serão afetados por esta contingência, estando assegurada a capacidade de resposta nestas áreas”.

“Os constrangimentos em causa afectarão unicamente o funcionamento da Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e do Bloco de Partos”, informa o CHL

No domingo, estará também encerrada a Urgência de Pediatria do Hospital de Santo André. O fecho vigorará entre as 9:00 horas de domingo, dia 5, e as 9:00 horas de segunda-feira, dia 6, “devido à falta de recursos humanos médicos”.

Numa nota publicada no Facebook, o CHL aconselhar o contacto com a Linha SNS 24. Em situações urgentes, as pessoas “poderão dirigir-se ao Hospital Pediátrico de Coimbra”.