Saúde

Hospital de Leiria adquire angiógrafo e TAC num investimento de 1,8 milhões de euros

7 dez 2023 08:33

Candidatura a financiamento com Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e Administração Central de Sistemas de Saúde

hospital-de-leiria-adquire-angiografo-e-tac-num-investimento-de-18-milhoes-de-euros
Hospital vai candidatar-se a financiamento
Ricardo Graça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai candidatar-se a um financiamento para aquisição de um angiógrafo e de um aparelho de tomografia computorizada, num investimento de 1.817.446,73 euros.

Nesse sentido, o CHL assinou, no dia 5 de Dezembro, um documento de compromisso com a Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a Administração Central de Sistemas de Saúde para a formalização da candidatura a um financiamento que suporte os custos.

Segundo uma nota de imprensa, o CHL é "uma das 29 unidades hospitalares do País que vai beneficiar, já em 2024, de novos equipamentos médicos pesados, no âmbito do programa de Modernização Tecnológica do SNS, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)".

A aquisição destes aparelhos visa "reforçar a capacidade do SNS, renovando o equipamento médico já obsoleto e investindo na modernização e inovação tecnológica, com equipamentos de última geração, um potencial fator de captação e retenção de profissionais no Serviço Nacional de Saúde".

"Este foi um momento muito importante para o CHL, na medida em que nos foi concedida a oportunidade de renovar os nossos equipamentos médicos mais obsoletos e com maior desgaste", adiantou o presidente do Conselho de Administração do CHL, citado na nota de imprensa.

Para Licínio de Carvalho, esta aquisição "representa um valor financeiro considerável" e permite "continuar a disponibilizar as melhores condições aos nossos utentes e a percorrer o caminho da diferenciação e da inovação", salienta.