Saúde

Hospital de Alcobaça reforçado com ambulância para Suporte Imediato de Vida

23 jul 2021 12:09

Equipamento será utilizado para prestar socorro no concelho de Alcobaça, mas também nas áreas limítrofes

hospital-de-alcobaca-reforcado-com-ambulancia-para-suporte-imediato-de-vida
.
Ricardo Graça/Arquivo

O Serviço de Urgência, do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) recebeu uma ambulância para Suporte Imediato de Vida, a fim de melhorar a assistência hospitalar a vítimas de acidente e de doença súbita.

O equipamento será utilizado para prestar socorro no concelho de Alcobaça, mas também nas áreas limítrofes, servidas pelo hospital. É o caso da Nazaré.

Não existindo ali uma unidade hospitalar, ‘’a ambulância SIV é um recurso determinante no apoio à população’’, sublinha, em comunicado, a Assembleia Municipal da Nazaré, órgão que também dá conta da aprovação de uma moção de agradecimento ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, de que o HABLO faz parte.

No documento proposto pelos eleitos do PSD, é reforçada a importância de tal recurso para a prestação de auxílio médico no concelho.

A atribuição desta ambulância à unidade de saúde resulta de uma colaboração de recursos entre o INEM e CHL.

Os veículos SIV têm como objectivo prestar cuidados de saúde de suporte imediato de vida, como as manobras de recuperação e reanimação, estando equipadas com um monitor-desfibrilhador.

Foi ainda criada uma base operacional SIV, construída junto ao Serviço de Urgência do Hospital de Alcobaça, que teve um investimento de mais de 13.500 euros, suportado na totalidade pela Câmara de Alcobaça.