Sociedade

Horácio Moita Francisco recandidata-se à Câmara da Batalha pelo CDS-PP

30 mar 2021 11:01

“Batalha no Coração”,  “Golpilheira no Coração”, “Reguengo de Fetal no Coração” e “São Mamede no Coração” são os lemas da campanha

horacio-moita-francisco-recandidata-se-a-camara-da-batalha-pelo-cds-pp
Horácio Moita Francisco foi eleito vereador nas últimas eleições autárquicas
DR

O CDS-PP volta a apostar em Horário Moita Francisco para se candidatar à Câmara Municipal da Batalha, nas próximas eleições autárquicas. 

Uma nota de imprensa da campanha refere que o actual vereador da Batalha é uma "voz determinada, sincera, critica e construtiva da actual oposição neste executivo, defensor da doutrina social da igreja e da democracia cristã".

O CDS revela ainda que se apresenta aos munícipes batalhenses "com listas próprias", que "incluem profissionais jovens e menos jovens, com carácter e determinação, livres de todas e quaisquer dependências ou interesses instalados".

Os candidatos que integram as listas do CDS são, na sua grande maioria, pessoas sem filiação partidária, refere a mesma nota.

"Toda a actual conjuntura é um desafio à nossa capacidade de intervenção e de resposta, enquanto candidatos autárquicos, na defesa do poder local democrático disposto a bater-se pela participação cívica, pela transparência, pela sinceridade e pelas reformas políticas que permitam aprofundar a democracia livre", acrescenta a mesma nota.

Considerando que a candidatura do CDS-PP terá de "ser cada vez mais próxima de toda a comunidade", o comunicado salienta que o desafio será "concentrar a capacidade unificadora e inovadora do capital humano, a energia social, os recursos técnicos, tecnológicos, científicos, culturais, educacionais, económicos, financeiros, ecológicos e ambientai" neste contexto de pandemia.

"O desafio do poder local e dos seus autarcas para a nossa Batalha, passam, nos próximos anos, por serem capazes de definir um novo enquadramento de modelo social, à escala no concelho, em que, o estado, autarquia, empresas e munícipes, todos em conjunto, consigam proporcionar melhores condições de vida à comunidade, sem abdicarmos dos direitos fundamentais", frisa ainda a mesma nota.

Com os lemas “Batalha no Coração”,  “Golpilheira no Coração”, “Reguengo de Fetal no Coração” e “São Mamede no Coração”, o CDS-PP considera estar "livre para defender" os "princípios e compromissos, com rigor, respeito e responsabilidade, dia após dia".

"Queremos abrir o concelho a todos os batalhenses e não só a compadrios que estão instalados e que se querem instalar. É preciso acabar com a centralização do poder numa só pessoa e dar prioridade ao desenvolvimento económico, trazendo mais indústria”, afirma o candidato.

Horácio Moita Francisco salienta que pretende uma “Batalha mais sustentável, mais social, mais associativa e mais jovem, com abertura para o diálogo, algo que não tem acontecido”.

“É preciso criar igualdade de oportunidade para todos, com maior proximidade às pessoas e apostar na competitividade internacional”, acrescenta o actual vereador.

Para Horácio Moita Francisco, a autarquia tem de “ser mais rápida a emitir as licenças e é preciso rever o PDM [Plano Diretor Municipal], pois, como está, tem impedido alguns jovens de se fixarem no concelho, uma vez que não podem construir em terrenos deixados pelos pais”.

O candidato assumiu que este é o “último serviço” que presta ao CDS-PP e só aceitou recandidatar-se “pelos batalhenses” e por a concelhia não apoiar a candidatura independente liderada por Raul Castro.

“Não faz sentido alguns que até foram lançados pelo CDS-PP, passaram por outro partido e agora voltem como independentes”, adianta.

(Notícia actualizada com declarações do candidato às 14:25).

Perfil
Horário Moita Francisco, 69 anos, aposentado, foi co-fundador do CDS, endo desempenhado cargos na Comissão Política Nacional, distrital de Leiria e concelhia da Batalha.
Foi membro da Assembleia de Freguesia da Batalha e secretário da junta. Foi deputado municipal e vereador do CDS-PP no executivo da autarquia de 2009 a 2013 e de 2017 até agora.
Foi co-fundador da Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria, da Ampedlei - Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas do distrito de Leiria e membro da Comissão Executiva da CPPME - Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas.
No seu percurso profissional, Horário Moita Francisco foi gestor e consultor de empresas de empresas, gestor e liquidatário judicial e é pós-graduado em economia europeia e direito comunitário.