Sociedade

Homem que matou filho foi condenado a 18 anos de prisão pelo Tribunal de Leiria

19 jun 2020 15:56

Segundo o juiz presidente, ficou provado que o homem de 60 anos matou o filho de 36 anos, em Água Formosa, Pombal, no mesmo dia em que também cometeu violência doméstica sobre a mulher

homem-que-matou-filho-foi-condenado-a-18-anos-de-prisao-pelo-tribunal-de-leiria
Crime julgado no Tribunal de Leiria ocorreu no ano passado
Ricardo Graça/Arquivo

O Tribunal de Leiria condenou hoje a 18 amos de prisão um homem que matou o filho e que exerceu violência doméstica contra a mulher.

Segundo o juiz presidente, ficou provado que o homem de 60 anos matou o filho de 36 anos, em Água Formosa, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, no dia 1 deJjunho de 2019, no mesmo dia em que também cometeu violência doméstica sobre a mulher.

O tribunal aplicou uma pena de 17 anos pelo homicídio qualificado e uma pena de três anos pelo crime de violência doméstica. Em cúmulo jurídico, o homem foi condenado na pena única de 18 anos de prisão.

O juiz presidente explicou que ficou provado que naquele dia o homem estava a infligir maus-tratos na mulher e o filho “intercedeu junto da ofendida para a defender do pai”.

Na residência do casal, o arguido acabou por ir buscar uma faca à cozinha, enquanto a mulher saiu para a rua para pedir ajuda.

O filho tentou tirar a faca da mão do pai e acabou por ser atingido na "zona infra mamária".

“O filho dirigiu-se para o exterior da residência, onde acabou por morrer no local. As lesões sofridas provocadas pela facada foram causa directa da sua morte”, adiantou o juiz presidente.

O tribunal deu ainda como provado o crime de violência doméstica, que terá ocorrido mais do que uma vez, em Portugal.

O arguido, que vai continuar em prisão preventiva até trânsito em julgado, terá de pagar 7.500 euros de indemnização à vitima.