Sociedade

Homem detido na Praia da Vieira por pesca ilegal de meixão

17 nov 2023 16:05

GNR apreendeu o material utilizado na apanha e devolveu o meixão (Anguilla anguilla) ao habitat natural.

homem-detido-na-praia-da-vieira-por-pesca-ilegal-de-meixao
Enguia europeia (Anguilla anguilla) é uma espécie considerada em perigo
GNR

A GNR de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), deteve, na quarta-feira, um homem de 48 anos apanhado em flagrante na pesca ilegal de meixão.

A detenção ocorreu na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grandem, com a GNR a apreender 631 gramas de meixão (Anguilla anguilla), que acabou devolvido ao seu habitat natural. Também o material utilizado na pesca ficou apreendido pelas autoridades.

O detido foi constituído arguido, incorrendo na prática de crime de dano contra a natureza, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Marinha Grande, informa a GNR.

A enguia europeia (Anguilla anguilla), conhecida na fase larvar por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido uma grande redução devido à pesca ilegal, que impede o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie. O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante as épocas do ano, mas pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.