Sociedade

Homem aproveitava visitas parentais para abusar das filhas em Leiria (Actualizada)

2 mar 2023 11:45

Polícia Judiciária deteve suspeito de 32 anos. Tribunal de Leiria decretou a medida de coacção de proibição de contacto com as vítimas

homem-aproveitava-visitas-parentais-para-abusar-das-filhas-em-leiria
Homem será hoje presente a um juiz de instrução criminal para aplicação das medidas de coacção
Ricardo Graça/Arquivo

Um homem de 32 anos foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, suspeito dos crimes de abuso sexual de crianças, que terá cometido sobre as filhas de 11 e 13 anos, quando o visitavam, no âmbito do acordo parental.

Numa nota de imprensa, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, informa que deu cumprimento a mandados de detenção emitidos pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Leiria, detendo um homem, de 32 anos, “fortemente indiciado pelo crime de abuso sexual de crianças”.

“Os factos ocorreram no Verão de 2022, no domicílio do agressor, progenitor das duas vítimas, aproveitando momentos a sós com aquelas, para cometer os abusos”, refere o comunicado da PJ.

Segundo a PJ, a denúncia partiu da mãe das menores, que foi informada do ocorrido por uma amiga de uma das menores, com quem aquela partilhou os acontecimentos.

Fonte da PJ explicou que o casal está separado há vários anos, vivendo a mãe em Lisboa e o pai em Leiria e seria nas visitas estabelecidas pelo acordo parental que as meninas seriam vítimas dos abusos do pai.

O detido, cidadão estrangeiro, residente em Portugal desde 2019, foi hoje presente às competentes autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial, cujas medidas de coacção decretadas pelo juiz de instrução criminal foram a proibição de contactos com as vítimas, de sair do concelho de Leiria e de se ausentar de território nacional, tendo entregado o seu passaporte.

O homem ficou ainda sujeito a apresentações semanais na PSP de Leiria.

Notícia actualizada às 16:56 horas.