Economia

Hidrogénio verde é questão de sobrevivência para a indústria

28 nov 2022 15:30

Painéis solares, fornos modernos e aumento da incorporação de vidro reciclado são algumas medidas que as empresas estão a adoptar, para baixar a factura energética, enquanto esperam pelo hidrogénio

hidrogenio-verde-e-questao-de-sobrevivencia-para-a-industria
Indústria de vidro abordou desafios da inovação e da sustentabilidade na Marinha Grande
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Face ao contexto de aquecimento global e de alta dependência de energia fóssil, que tem sujeitado as empresas à volatilidade e à subida de preços, as grandes indústrias de vidro da Marinha Grande já começaram a apostar nas mais variadas medidas que lhes permitam seguir no caminho da descarbonização, com a introdução de energias alternativas e renováveis.

A adopção de painéis solares para auto-consumo, a construção de fornos mais modernos e a incorporação de mais vidro reciclado na produção são algumas das medidas em curso. Mas, além destas apostas, urge implementar na região o projecto de hidrogénio verde, que, do ponto de vista dos responsáveis pelas fábricas, bem como do próprio presidente da Câmara da Marinha Grande, dada a premência da infra-estrutura, carece de um impulso bem maior do que aquele que tem sido dado por parte do sector público.

Estas foram algumas das conclusões saídas da conferência internacional do vidro, que se realizou na Marinha Grande

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ