Sociedade

Heróis da Fruta chega a 54 escolas do distrito

4 jan 2024 16:02

Promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, a iniciativa contempla a distribuição gratuita de fruta aos alunos e a sensibilização para a alimentação saudável.

herois-da-fruta-chega-a-54-escolas-do-distrito
Sensibilização é uma das componentes do projecto
APCOI

A 13.ª edição da iniciativa Heróis da Fruta, que pretende aumentar o consumo diário de frutas e legumes, conta com a adesão de 54 escolas do distrito de Leiria, com a distribuição de fruta gratuita aos alunos.

Promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), em parceria com a Aldi Portugal, o projecto irá, este ano lectivo, chegar a 3.522 turmas de 1.105 estabelecimentos de ensino de todos.

Lisboa e Porto são os distritos com mais escolas inscritas, seguindo-se Braga, Setúbal, Aveiro, Faro e Leiria. “Ao nível da representatividade municipal, registou-se, este ano, a adesão de 207 dos 308 municípios portugueses, ou seja 67,2%”, salienta a APCOI, em comunicado, assinalado o início ofical da edição deste ano, que arrancou esta quinta-feira.

No distrito, Leiria é o concelho com mais escolas a participar (15), seguindo-se Alcobaça (8), Peniche (6), Pombal e Marinha Grande (5), Batalha (4), Caldas da Rainha (3), Alvaiázere e Nazaré (2) e Porto de Mós (1).

Citado naquela nota de impresa, Máiro Silva, presidente da APCOI, revela que, na última edição, o Heróis da Fruta garantiu a ingestão de “pelo menos um milhão de porções de fruta e conseguiu diminuir a ingestão de alimentos menos saudáveis nos lanches escolares em 55%”.

“Temos conseguido promover mudanças com um impacto duradouro nos hábitos alimentares dos mais pequenos, estimulando o consumo diário de alimentos saudáveis”, frisa Elke Muranyi, director da ALDI Portugal, salientando que “quase metade (48,5%) das crianças participantes na edição anterior consumiram, pela primeira vez, pelo menos um horto-frutícola que nunca tinham experimentado antes".

“Para que nenhuma escola interessada fique de fora desta edição”, o período de inscrições no programa foi prolongado até ao dia 15 de Janeiro. A adesão pode ser formalizada através do site www.heroisdafruta.com até 15 de janeiro de 2024".