Viver

Hádoc. Uma história de Amor Vulcânico na última sessão do ano

26 jun 2023 09:25

O festival de cinema encerra com o filme de Sara Dosa nomeado para os Óscares e para os BAFTA, que venceu em Sundance e no Visions du Réel

hadoc-uma-historia-de-amor-vulcanico-na-ultima-sessao-do-ano
O documentário acompanha a vida e o trabalho de Katia e Maurice Kraft
DR

Parceria JORNAL DE LEIRIA e Hádoc - Festival de Cinema Documental
Texto de Nuno Granja, coordenador e programador do Hádoc

Com a exibição do sétimo filme do hádoc 2023 fecha-se a sua 12.ª temporada. E que melhor forma de o fazer que sob o signo do amor?

Amor Vulcânico é um premiado documentário (esteve nas listas dos Óscares e BAFTA, além de vencer o prémio do público no Visions du Réel) que conta a insólita história de amor entre dois vulcanólogos: Katia e Maurice Kraft.

Katia tinha formação como geoquímica e Maurice como geólogo. Viveram de forma intensa tanto o amor entre ambos como a paixão pelo vulcões, que os levou a percorrer o planeta durante cerca de duas décadas, para, na proximidade, estudarem a actividade vulcânica.

Documentaram, Katia através da fotografia e Maurice filmando em 16mm, o perigoso fenómeno natural que os fascinava, de forma detalhada e com uma arrojo e temeridade inéditos.

Durante esses anos, construíram um rico e extenso arquivo de imagens, em igual medida inspiradoras e assustadoras que, após a sua morte, em 1991, na sequência de uma erupção vulcânica, deixaram como legado.

É esse acervo, que reúne documentos acerca do trabalho do casal, mas também acerca da sua vida pessoal – que, naturalmente, por vezes se confundem – que Sara Dosa e a sua equipa recuperam, para construir um filme de uma beleza profunda e primordial, como o amor e os vulcões.

Amor Vulcânico
Realização de Sara Dosa
Fire of Love | 93 min. | EUA, Canadá | 2022 | m/12
27 de Junho, Teatro Miguel Franco, Leiria, 21h30

* Óscares 2023 – Nomeado Melhor Documentário
* BAFTA 2023 – Nomeado Melhor Documentário
* Visions du Réel 2022 – Prémio do Público
* Sundance Film Festival 2022 – Prémio Melhor Edição