Viver

Hádoc. Próxima sessão traz o primeiro documentário premiado em Cannes e no festival Sundance

17 abr 2023 09:25

Tudo o que Respira (All That Breathes, de Shaunak Sen) recebeu uma nomeação para os Óscares e é exibido nesta terça-feira em Leiria

hadoc-proxima-sessao-traz-o-primeiro-documentario-premiado-em-cannes-e-no-festival-sundance
Nadeem e Saud são dois irmãos da minoria muçulmana que dedicam o seu tempo a cultivar a paixão e admiração pelo milhafre-preto e outras aves de rapina
DR

Parceria JORNAL DE LEIRIA e Hádoc - Festival de Cinema Documental
Texto de Nuno Granja, coordenador e programador do Hádoc

O ar de Nova Deli é frequentemente irrespirável. Tóxico será provavelmente o termo mais adequado. Mas não são apenas os seus habitantes humanos que sofrem com a falta de qualidade do ar; espécimes de milhafre-preto, uma majestosa ave de rapina essencial para o equilíbrio do ecossistema, caem do céu – literalmente – com uma frequência assustadora, devido à poluição do ar.

Nadeem e Saud são dois irmãos da minoria muçulmana que dedicam o seu tempo a cultivar a paixão e admiração pelo milhafre-preto e outras aves de rapina. A partir do seu pequeno abrigo para aves, que improvisaram na cave do prédio onde habitam, sonham com o dia em que poderão dedicar a totalidade do seu tempo a cuidar dos animais, no “hospital” que pretendem construir. Mas os desafios são imensos: económicos, obviamente, mas também sociais, quando a tensão e descriminação por parte da maioria hindu descamba em violência contra os muçulmanos.

Tudo o Que Respira, segunda obra do realizador Shaunak Sen, é um trabalho de extraordinária beleza, tendo estado nomeado aos Óscares, depois de se tornar o primeiro filme a vencer simultaneamente o prémio para melhor documentário em Cannes e em Sundance.

O ritmo do filme é o da própria natureza: ratazanas, sapos, osgas, cabras, vacas, diferentes animais que partilham o espaço da cidade com os humanos e que ocupam lugar de destaque na abordagem cinematográfica de Sen. “Deli é uma ferida aberta e nós somos um pequeno penso rápido”, comenta um dos protagonistas, reflectindo com precisão o que podemos ver em Tudo o Que Respira.

Tudo o Que Respira
de Shaunak Sen
All That Breathes | 94 min. | Índia, Reino Unido, EUA | 2022 | m/12
18 de Abril, Teatro Miguel Franco, Leiria, 21h30

Festival Sundance 2022 – Prémio Melhor Documentário
Associação Internacional do Documentário 2023 – Melhor Filme | Melhor Realizador | Melhor Edição
Óscares 2023 – Nomeado Melhor Documentário
BAFTA 2023 – Nomeado Melhor Documentário
Festival de Cannes 2022 – Seleção Oficial