Sociedade

Há uma proposta para tornar Mina da Guimarota em Monumento

11 jul 2019 00:00

Álvaro Madureira sugeriu que as galerias sejam “tornadas num museu visitável, com as condições de segurança, as pessoas podem visitar o local”.

ha-uma-proposta-para-tornar-mina-da-guimarota-em-monumento-10456

Os vereadores do PSD sugeriram na última reunião de Câmara que se inicie um projecto para tornar a Mina da Guimarota, em São Romão, Leiria, num geomonumento, por ter sido um dos locais onde se encontraram dos “achados mais importantes” em Portugal.

Álvaro Madureira, vereador do PSD, alertou a autarquia para defender a jazida em si. “Devemos tornar a própria Mina da Guimarota num geomonumento, classificado do ponto de vista legislativo. Além da importância científica, em termos económicos vamos capitalizar muito este património a médio/longo prazo, porque virão pessoas de todo o mundo para estudar estes achados da Guimarota”, salientou.

O vereador sugeriu ainda que as galerias da mina sejam “tornadas num museu visitável, com as condições de segurança, as pessoas podem visitar o local”.

“Estamos a deixar para trás um dos principais legados, a par do Menino do Lapedo. Em termos evolutivos, o primeiro mamífero foi encontrado na Guimarota. O esqueleto do Jurássico foi descoberto em Leiria, tinha sete centímetros. É algo que está em todo o mundo. Cientificamente o marco é Leiria”, acrescentou Álvaro Madureira, que pretende que os fósseis que estão na Universidade de Berlim regressem a Leiria.

“O Museu de Leiria é excelente e podemos criar um laboratório paleontológico, que possibilite à comunidade científica os meios para o estudo, a preservação e a divulgação dos achados fossilíferos. Temos todas as condições para receber toda essa recolha. Eles levaram-nos e nós nem os conhecemos.”

O vice-presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, concordou que na mina da Guimarota foram recolhidos “dos achados mais importantes em Portugal e no Mundo”, lembrando que, nos anos 70, vieram dezenas de investigadores alemães “que se deslocaram de propósito a Portugal para varrerem a mina de uma ponta à outra e encontraram um crocodilo de dimensões enormes”.

Considerando a importância da mina relevante, Gonçalo Lopes lembrou que o Museu de Leiria tem uma zona dedicada ao ambiente que se vivia na altura do Jurássico e admitiu que poderá ser organizado um seminário internacional à semelhança do que foi feito no âmbito dos 20 anos do Menino do Lapedo.