Sociedade

Há uma nova esperança a nascer no bairro de todas as culturas

1 abr 2016 00:00

Projecto inédito na Quinta do Alçada

ha-uma-nova-esperanca-a-nascer-no-bairro-de-todas-as-culturas-3569

Pobreza, comportamentos de risco e baixa escolaridade são realidades há muito identificadas na Quinta do Alçada, em Leiria, Mas, apesar do diagnóstico, não existe qualquer estrutura a realizar intervenção continuada no bairro.

Um cenário que começa a mudar dia 1 de Abril, data do arranque do novo projecto Redes na Quint@, dinamizado pela associação Inpulsar e sete instituições parceiras.

O público-alvo são as crianças e jovens dos 6 aos 30 anos de idade.

Durante três anos, vão participar em actividades de integração pela arte e novas tecnologias, relacionadas com a dança, música, vídeo, fotografia, informática e desporto.

A longo prazo, procura-se o sucesso escolar, a inclusão social, a responsabilização dos pais e encarregados de educação, o treino de competências pessoais, profissionais e parentais e, não menos importante, o diálogo entre culturas, numa teia urbana onde convivem comunidades de etnia cigana, dos países africanos de língua oficial portuguesa, de Marrocos, do Leste da Europa e do Brasil.

Não espanta, por isso, o primeiro objectivo do Redes na Quint@: envolver as famílias, dar-lhes a palavra, oferecer- lhes um papel activo na mudança. "Queremos que se sintam parte do projecto", explica Lisete Cordeiro, exemplificando com as assembleias de jovens que vão acontecer numa base regular.

"A auscultação dos beneficiários é um dos nossos princípios porque permite ir ao encontro das necessidades reais que existem", reforça a presidente da Inpulsar. ...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo