Viver

Há festa para celebrar meio ano da livraria e galeria Paper View

23 abr 2022 14:30

Música, uma nova exposição e o lançamento de um novo livro assinalam seis meses de actividade intensa no mundo da edição independente

ha-festa-para-celebrar-meio-ano-da-livraria-e-galeria-paper-view

Uma exposição do poeta visual Derek Beaulieu, uma performance com música e palavra de Carlos Martins e Diogo Pedrosa e ainda o lançamento do livro Catalogue Saisonée, que é uma retrospectiva da obra de Derek Beaulieu, fazem parte do programa que hoje a partir das 18 horas assinala meio ano da livraria e galeria Paper View, localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em Leiria.

São seis meses “com actividade inquieta”, refere a Paper View, que neste período editou mais de 70 títulos e as colecções Odd Pages, Colagen, Point of View e Pluriversalis, além de anunciar ser distribuidora de trabalhos selecionados das editoras Timglaset, Penteract, No Press, Sync, Les Presses du Reél, Trickhouse, entre outras.

Na edição própria, constam vários livros de autores estrangeiros e com distribuição de Portugal para fora de fronteiras, que entre outros focos exploram a semiótica e a poesia visual ou concreta. Entre eles, Anguiped, de Matthew Muñoz, ou Weaves, de Andrew Brenz.

O espaço aberto em Leiria no mês de Novembro funciona como oficina, livraria e alfarrabista e é dedicado a tudo o que está relacionado com a impressão, a edição independente e o livro enquanto objecto, incluindo serviços de impressão a partir de equipamentos considerados obsoletos. Uma oficina gráfica de experimentação para recuperar e investigar técnicas e processos e resgatar a memória e a história da impressão.

Já recebeu exposições de João Fazenda, Fernando Aguiar, João Gastão, Tiago Charters e Dan Cat e apresentações de livros de Fernando Aguiar, Rita Marrafa de Carvalho e Valério Romão.

A Paper View edita pequenas séries que são comercializadas, sobretudo, no mercado internacional. Conta com distribuição nos Estados Unidos (através da Morphic Rooms) e no Japão (com a Crevasse) e está representada em Londres e em Berna, respectivamente, na bookartbookshop e na Taberna Krítica.