Sociedade

Há falcões a viver sob a varanda do Castelo de Leiria

11 abr 2021 12:00

Exemplares nidificam no mesmo local há, pelo menos, cinco anos.

ha-falcoes-a-viver-sob-a-varanda-do-castelo-de-leiria
Peneireiro-vulgar é um falcão “residente”, pelo que se observa durante todo o ano
José Artur Faria
Maria Anabela Silva

A varanda do Paço da Rainha do Castelo de Leiria é um dos pontos obrigatórios de qualquer visita ao monumento, sobretudo pela vista única que proporciona sobre a cidade. Mas pode também ser a oportunidade de observar um dos dois casais de falcões peneireiro que, há anos, têm o seu ninho debaixo da varanda.

José Artur Pinto, professor de Ciências Naturais no Colégio de Nossa Senhora de Fátima, localizado nas proximidades do Castelo, é um apaixonado pela observação de aves. Há cerca de cinco anos, começou a acompanhar os falcões que ali vivem e já lhes conhece as rotinas.

Diz que são, “pelo menos”, dois casais, que sobrevoam a cidade logo pela manhã, fazendo-se ouvir “na perfeição”. Depois, “praticamente desaparecem” durante o dia. “Vão para zona dos Campos do Lis, onde se alimentam.

Mas, ao final da tarde, regressam ao Castelo e ao ninho que têm por baixo do Pa&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ