Sociedade

Há dois exemplares na corrida a Árvore Portuguesa de 2022

9 dez 2021 18:07

Entre os dez finalistas do concurso estão uma magnólia, localizada em Castanheira de Pera, e um pinheiro-bravo que cresce, há maios de 200 anos, na Mata Nacional de Leiria. 

Magnólia do jardim da Casa da Criança em Castanheira de Pera
Magnólia do jardim da Casa da Criança em Castanheira de Pera
Filipe Lopo
Pinheiro-bravo da Mata Nacional de Leiria
Pinheiro-bravo da Mata Nacional de Leiria
Centro Pinus

Na corrida ao título de Árvore Portuguesa do Ano 2022 está a magnólia que se encontra no jardim da Casa da Criança Rainha D. Leonor, em Castanheira de Pera, e um exemplar de pinheiro-bravo (pinus pinaster aiton), localizado na Mata Nacional de Leiria.

A candidatura da magnólia foi apresentada pela Câmara Municipal de Castanheira de Pera. A árvore encontra-se localizada no jardim da Casa da Criança, uma obra empreendida por Bissaya Barreto na sua terra natal.

Na nota de apresentação da árvore, disponível no site do concurso, é explicado que o jardim, “noutros tempos admirado como um dos mais belos jardins do País”, foi projectado pelo arquitecto Alfredo Duarte Leal Machado em 1939 e construído nos dois anos seguintes.

“No esplendor da floração primaveril, a magnólia é um monumento natural de grande beleza, num postal colorido de Castanheira de Pera”, pode ler-se naquela nota.

Com cerca de 80 anos, a magnólia (magnolia soulangeana) tem oito metros de altura e um tronco com 3,2 metros de perímetro.

Outra das árvores a concurso é um pinheiro-bravo - ao qual foi dado o nome de "guardião d'El Rei", que "há mais de 200 anos" cumpre o "desígnio" de guardar e propagar a vida na Mata Nacional de Leiria.

O exemplar em causa mede 25,2 metros de altura e tem um tronco com 2,85 metros de perímetro.

"Ao longo da sua existência esta árvore resiliente testemunhou e ultrapassou várias adversidades, como os grandes incêndios de 2017", descreve a nota de apresentação da candidatura, submetida pelo Centro Pinus.

O texto acrescenta: "Para quem o vê faz soar alto uma mensagem de esperança na regeneração do pinhal histórico: um sementão símbolo do renascimento da Mata do Rei".

A concurso estão dez árvores, que “fazem parte da história” das localidades a que pertencem. Tal como nos anos anteriores, a eleição é feita através de uma votação online (https://portugal.treeoftheyear.eu), sendo que cada pessoa pode votar em duas árvores.