Sociedade

Há ainda um mês e meio para salvar o dinheiro para ETES

19 out 2017 00:00

A Recilis tem até final de Novembro para adjudicar a Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas e, assim, evitar que se percam os fundos comunitários.

ha-ainda-um-mes-e-meio-para-salvar-o-dinheiro-para-etes-7385

Um mês e meio é o tempo que resta para salvar os nove milhões de euros de apoios comunitários destinados à construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícola (ETES), a localizar em Amor e que poderá resolver o problema da poluição do rio Lis. Ao contrário do que foi referido durante a recente campanha para as eleições autárquicas, o prazo para a Recils fazer a adjudicação da ETES não terminou no passado dia 15.

Em resposta a um pedido de esclarecimentos do JORNAL DE LEIRIA, o Ministério da Agricultura explica que, “uma vez que a prorrogação pedida foi de 120 dias e que o promotor foi notificado a 9 Junho, o prazo só terminará a 30 de Novembro, pelo que a empresa ainda se encontra dentro do prazo concedido”. Segundo a tutela, o adiamento tinha sido requerido pela Recilis para “junção de novos dados que lhe permitissem refutar os argumentos” que estiveram na base da rescisão do contrato de financiamento da ETES.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, neste momento, a tutela já terá em sua posse “cartas de conforto” de um sindicato bancário, formado por instituições como o Montepio, Caixa de Crédito Agrícola e Novo Banco, que estará disponível para financiar a componente privada do projecto, que rondará os dez milhões de euros.

[p
Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ