Economia

Há 34 parcelas do Vale do Lis a concurso para aproveitamento agrícola

3 set 2023 10:43

Parcelas situadas na União de Freguesias de Monte Real e Carvide e na Freguesia de Vieira de Leiria

ha-34-parcelas-do-vale-do-lis-a-concurso-para-aproveitamento-agricola
Interessados podem marcar visitas às parcelas
Ricardo Graça/Arquivo

A Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) abriu um concurso para o arrendamento de 34 parcelas de regadio na zona de Aproveitamento Hidroagrícola do Vale Lis (AHLis), no âmbito da gestão transitória de terrenos da reserva de terras.

Os prédios rústicos, agora disponibilizados, estão situados na União de Freguesias de Monte Real e Carvide, no concelho de Leiria, e na Freguesia de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande.

A DGADR adianta, em edital, que o arrendamento será feito pela melhor oferta e a partir do valor-base apresentado e que o contrato, de natureza transitória, terá a duração de seis anos.

Os trabalhos de limpeza dos terrenos necessários à utilização com fim agrícola, terão de ser obrigatoriamente realizados no primeiro ano de contrato, e estão a cargo do arrendatário.

Caso esta condição seja satisfeita, dará direito à redução em 50% ou 75% da renda no segundo e terceiro anos de contrato.

Os interessados podem marcar visitas às parcelas ou pedir esclarecimentos antes da apresentação das propostas, devendo fazê-lo, junto da DGADR, através do endereço de correio electrónico daea@ dgadr.pt, até cinco dias úteis a contar do início do prazo fixado para as candidaturas.

Em caso de empate e a classificação dos candidatos tenha exactamente o mesmo valor, será dada preferência ao mais jovem.

O resultado final da apreciação das candidaturas pode ser consultado no site da DGADR ou na Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis (ARBVL).

Actualmente, a ARBVL está a colocar em funcionamento a primeira fase do novo sistema de rega com água em pressão que permitirá poupar os recursos hídricos.

O Bloco Um ou Bloco do Boco, na zona da freguesia da Vieira de Leiria, com os seus 288 hectares de terrenos, o equivalente a cerca de 300 campos de futebol, foi o primeiro a ser beneficiado com estas obras que custaram seis milhões de euros, seguindo-se o Bloco de Salgadas, com 361 hectares e um investimento de mais de oito milhões de euros.