Sociedade

Há 19 alunos e duas educadoras infectadas com Covid-19 no Jardim Escola João de Deus

12 nov 2021 18:18

Surto fecha pré-escolar em Leiria

ha-19-alunos-e-duas-educadoras-infectadas-com-covid-19-no-jardim-escola-joao-de-deus

Um surto de Covid-19 no Jardim-Escola João de Deus, em Leiria, obrigou ao encerramento do pré-escolar, pelo menos, até à próxima “segunda ou terça-feira”, tal como avançou ontem o JORNAL DE LEIRIA.

Segundo Odete Mendes, uma criança testou positivo num auto-teste na terça-feira e no dia seguinte o teste PCR confirmou a infecção por SARS-CoV-2.

“Imediatamente houve a intervenção da saúde pública e confirmou-se que mais 14 crianças estavam positivas”, explicou a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral.

Tendo em conta a idade das crianças, que, por serem pequenas, não usam máscara e estão muito próximas, a saúde pública realizou testes a todo o pré-escolar e respectivas educadoras. “No total, estão infectados 19 alunos e duas educadoras. Colocámos o pré-escolar em isolamento. Até segunda ou terça. Iremos repetir os testes na próxima semana”, revelou.

Odete Mendes adiantou que não há isolamento no 1.º ciclo, por “não ter havido contágio na instituição”. “Há uma criança do 3.º ano positiva, mas o contágio aconteceu em contexto familiar. Os circuitos e horários de almoço e recreio são diferentes e estamos a acompanhar a situação”, informou.

A responsável revelou ainda que na Batalha existe também um surto de covid-19 no jardim-de-infância, que afectou 13 crianças.

No concelho de Leiria, há ainda casos identificados de crianças em instituições na Caranguejeira e na Maceira.

“As creches e os jardins-de-infância são um problema, porque são crianças pequenas, os contactos são muito próximos, não estão vacinados e não há uso de máscara. Por isso, avançamos para o isolamento”, reforçou.