Economia

Guiné-Bissau revela oportunidades de negócio para empresas da região de Leiria

30 abr 2023 10:00

Energia, agro-indústria, comércio, transição digital e turismo são alguns eixos estratégicos para aquele território

guine-bissau-revela-oportunidades-de-negocio-para-empresas-da-regiao-de-leiria
Primeiro-ministro da Guiné-Bissau esteve na semana passada em Leiria
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

Energia, agro-indústria, comércio, transição digital e turismo são alguns eixos estratégicos para a Guiné- Bissau, onde muito há a fazer, e onde as empresas da região de Leiria poderão encontrar grandes oportunidades de negócio.

Esta foi a mensagem deixada por Nuno Gomes Nabiam, primeiro-ministro da Guiné-Bissau, e a sua comitiva, que na semana passada foram recebidos no Município de Leiria.

A realizar um périplo em Portugal, com o propósito de estabelecer parcerias com entidades que possam contribuir para o desenvolvimento do seu país, Nuno Gomes Nabiam visitou o Politécnico de Leiria e a Nerlei (Associação Empresarial da Região de Leiria), acompanhado pelo presidente de Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.

“Trabalhamos muito na segurança e no repatriamento de capitais para que as empresas tenham vontade de produzir na Guiné- Bissau”, realçou o governante, que também falou no período de maior acalmia política que aquele país atravessa.

A comitiva referiu a fertilidade dos solos e a extensão das propriedades onde “tudo é feito manualmente” e com “máquinas inapropriadas”. É esse “saber” e essa “experiência” que o país procura encontrar em Portugal, onde a língua e ligação histórica facilitam a cooperação, notaram os visitantes, frisando que já existem casos bem-sucedidos de negócios de empresas de Leiria na Guiné-Bissau.

A exportação de ovos para aquele destino é um dos exemplos, expuseram. Nuno Gomes Nabiam desafiou o presidente da Nerlei a levar empresas da região a conhecer a Guiné-Bissau, repto bem acolhido por António Poças.

Gonçalo Lopes sugeriu que seja firmado um protocolo de cooperação, envolvendo o Município de Leiria, a Nerlei e o Politécnico de Leiria.