Sociedade

Grutas de Mira de Aire ajudam a reconstituir mudanças do clima

28 jan 2023 07:30

Estudo de investigador da Universidade de Coimbra vai também procurar dados sobre a evolução campo magnético da Terra nas estalagmites das grutas.

grutas-de-mira-de-aire-ajudam-a-reconstituir-mudancas-do-clima
Investigação é liderada por Eric Font, docente do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra
DR
Maria Anabela Silva

As grutas de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, estão a ser utilizadas por uma equipa de investigadores, liderada por Eric Font, docente da Universidade de Coimbra, para estudar as variações do campo magnético da Terra e as mudanças climáticas.

Os elementos recolhidos irão também permitir “datar em que momento da evolução da Terra se formou a gruta e obter informação sobre o clima registado em Mira de Aire nessa época”, avança o líder da equipa, que integra o Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ