Economia

Grupo Matcerâmica comprado por fundo Atena

8 set 2023 13:29

Localizado na Batalha, Grupo Matcerâmica conta com mais de 500 postos de trabalho

grupo-matceramica-comprado-por-fundo-atena
Marcelo Sousa, CEO da Matcerâmica
Ricardo Graça/Arquivo

"A Atena Equity Partners, através do fundo Atena II, e Marcelo Sousa, CEO do Grupo Matcerâmica, concluíram a aquisição de 100% do capital do Grupo Matcerâmica, incluindo a sua marca Nosse, à família fundadora", informa a Atena Equity Partners em comunicado de imprensa.

A Matcerâmica, localizada no concelho da Batalha, "é um dos principais grupos nacionais produtores de cerâmica de mesa em grés e faiança (tableware), exportando cerca de 97% da sua capacidade de produção, com especial relevância para os mercados europeus e americano", realça a mesma fonte, notando que, em 2022, a empresa "registou vendas de 25,2 milhões de euros".

Fundado há mais de duas décadas, "o grupo apostou desde o início na investigação e desenvolvimento, com um design dinâmico e uma preocupação constante com a sustentabilidade das suas operações e dos seus produtos. Actualmente, o grupo conta com mais de 500 postos de trabalho e uma unidade de produção com mais de 30 mil metros quadrados, que produz mensalmente mais de um milhão de peças, primando por princípios de sustentabilidade e eficiência energética", prossegue ainda.

Em 2021, recorda, "a empresa expandiu a sua central de produção de energia fotovoltaica, assegurando a totalidade das suas necessidades de consumo de electricidade em período solar".

Em comunicado, Victor Guégués, founding partner da Atena Equity Partners, afirma: “o Grupo Matcerâmica apresenta uma história superação e de diferenciação notável, competindo a nível internacional nos mercados mais exigentes, com foco permanente na sustentabilidade, inovação e no design. Tem uma equipa extraordinária e apresenta um forte potencial de optimização e crescimento que a Atena enquanto novo accionista quer exponenciar, nomeadamente através da consolidação internacional da sua marca Nosse”.

Já Isabel Monteiro e José Luis Monteiro, fundadores da Matcerâmica, acrescentam: “é com muita satisfação que assistimos a este novo capítulo no desenvolvimento do grupo que fundámos. Estamos muito satisfeitos pelo facto de os novos accionistas partilharem os valores que presidiram, desde o início à criação da Matcerâmica, assentes numa contínua qualificação e valorização dos seus recursos humanos, na aposta no melhor produto e qualidade de serviço junto dos nossos clientes, e na permanente procura de inovação, procurando assentar a sua actividade nas melhores práticas de sustentabilidade".

E Marcelo Sousa, CEO da Matcerâmica, realça: “ao longo de duas décadas, o grupo impôs-se num mercado muito concorrencial, assente na satisfação dos nossos clientes, no design e na apresentação de produtos que vão ao encontro dos padrões e tendências mais exigentes. Com a nova estrutura accionista, o grupo terá melhores condições para acelerar o seu desenvolvimento, procurar posicionamentos inovadores, consolidar a sua posição de liderança e apostar no desenvolvimento do seu portefólio de produtos”.

"A Atena Equity Partners é uma sociedade de capital de risco que investe em empresas portuguesas líderes de mercado que apresentam fortes posições competitivas nos seus sectores. Os seus fundos apostam em situações de investimento onde o seu envolvimento operacional acrescente valor significativo, tais como consolidações sectoriais, sucessões, reestruturações e carve-outs", faz ainda saber a sociedade em comunicado.