Sociedade

Greve de professores volta a deixar centenas de alunos sem aulas na região

12 jan 2023 10:53

Docentes exigem melhores condições para garantir ensino de qualidade

greve-de-professores-volta-a-deixar-centenas-de-alunos-sem-aulas-na-regiao
Professores continuam em greve por tempo indeterminado. Paralisação será revista no final do mês
Ricardo Graça

A greve de dezenas de professores na região fez com que não houvesse aulas em várias escolas da região. Os Agrupamentos de Escolas da Batalha, da Carreira, de Colmeias e da Nazaré foram alguns dos estabelecimentos onde a greve dos docentes teve forte impacto.

Segundo um dos professores do Agrupamento de Escolas da Nazaré, os profissionais encerraram hoje o estabelecimento e voltam a fazê-lo amanhã, estando em protesto em frente à escola.

O JORNAL DE LEIRIA esteve durante a manhã na sede do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, em Leiria, e o cenário foi idêntico.

Unidos contra as políticas de congelamento do Governo, os docentes exigem que lhes sejam restituídos os seis anos de progressão da carreira, à semelhança do que sucedeu com os restantes funcionários públicos, assume Rui Carreira, um dos professores em protesto em frente à escola Correia Mateus.

Eliminação das quotas para subir de escalão, carreira justa e valorizada são algumas das reivindicações dos docentes, que entendem que a escola pública só pode ter qualidade se os professores tiverem as condições adequadas e não tiverem de fazer diariamente quilómetros para dar aulas, exemplifica Rui Carreira, que mora em Rio Maior e dá aulas na Correia Mateus.

 

(Actualizada às 13:57 horas, inclui Agrupamento de Escolas da Nazaré)