Viver

Green Creek. O que diz um fotógrafo nascido na Roménia sobre o rio que leva Leiria até ao mar?

24 set 2023 10:58

Mircea Sorin Albuțiu está há 19 meses a captar imagens e palavras que contam a história do Lis e das pessoas que dependem do caudal entre a aldeia de Fontes e a Praia da Vieira

green-creek-o-que-diz-um-fotografo-nascido-na-romenia-sobre-o-rio-que-leva-leiria-ate-ao-mar
Mircea Albuțiu: “Este trabalho traz outra dimensão. Não é o rio Lis que se vê da janela do carro ou da bicicleta”
Mircea Albuțiu

Agricultores, pescadores, artistas. Todos cabem na radiografia. Mircea Sorin Albuțiu segue a corrente dos dias, da nascente até à foz. “Estou à procura de histórias e estou a sentir o rio e as pessoas que vivem ao longo do rio”. Quarenta quilómetros. O projecto iniciado há 19 meses mede gestos no caudal entre a aldeia de Fontes e a Praia da Vieira. “À parte das máquinas usadas agora na agricultura, penso que as coisas são como eram há cem anos. É como um círculo”. A relação com o rio “é a mesma”. Também há nómadas e cavalos debaixo de uma ponte, um caçador, uma bruxa.

O rio é o rio Lis (que atravessa o concelho de sul para norte) e o ponto de observação de Mircea Sorin Albuțiu (natural da Roménia, a residir em Leiria desde o ano passado) incorpora dezenas de fotografias e registos de vídeo, ilustração e entrevista para produzir um objecto artístico (próximo da instalação) que se manifesta além do real, no campo das possibilidades, território que já é, maioritariamente, do pensamento conceptual e da imaginação. “Garry Winogrand disse uma vez que o trabalho fotográfico tem de parecer mais interessante do que a realidade, caso contrário, não vale a pena fazê-lo”, comenta com o JORNAL DE LEIRIA. “Penso que este trabalho faz isso. Traz outra dimensão do rio Lis. Não é o rio Lis que se vê da janela do carro ou da bicicleta. São 19 meses de espera e de busca por algo que seja interessante para colocar no projecto”. Em resumo: “É como eu me sinto acerca do rio, não é o rio ele próprio. São sentimentos sobre as pessoas e sobre como este rio ajuda a comunidade a chegar mais longe”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ